O dia 9 de julho é feriado apenas no estado de São Paulo, pois marca a data de um dos eventos mais importantes da história paulista: a Revolução Constitucionalista de 1932. De acordo com o calendário oficial do governo federal, o mês de julho não conta com nenhum feriado em âmbito nacional.
Em 2025, o feriado cairá na quarta-feira, afetando apenas o funcionamento de serviços do estado de São Paulo. A data marca a resistência armada dos paulistas que, em 1932, insurgiram e exigiram uma nova constituição para o Brasil depois que Getúlio Vargas derrubou o então presidente Washington Luís, impediu a posse do sucessor e assumiu o poder no ano de 1930 sem convocar eleições.
O movimento contou com o apoio de grupos econômicos e políticos e acabou mobilizando 100 mil pessoas. O resultado foi o maior conflito militar do País no século 20, que durou três meses e ocasionou milhares de mortes.
O conflito terminou com a rendição do Exército Constitucionalista 2, em outubro daquele ano. Desde o ano de 1997, a data é oficialmente reconhecida como feriado estadual em São Paulo, e a Revolução Constitucionalista se tornou um símbolo do espírito cívico paulista, sendo celebrada com solenidades, desfiles e homenagens aos que lutaram por uma constituição democrática.
Confira os feriado nacionais de 2025:
- 7 de setembro – Domingo – Independência do Brasil;
- 12 de outubro – Domingo – Nossa Sra. Aparecida;
- 2 de novembro – Domingo – Finados;
- 15 de novembro – Sábado – Proclamação da República;
- 20 de novembro – Quinta-feira – Dia de Zumbi e da Consciência Negra;
- 24 de dezembro – Quarta-feira – Véspera de Natal;
- 25 de dezembro – Quinta-feira – Natal;
- 31 de dezembro – Quarta-feira – Véspera do Ano Novo 2026.