Devido à ampla publicidade e à troca de farpas à época da saída da Rede Globo, todos os holofotes estavam voltados para a estréia de Ana Paula Padrão e seu SBT Brasil, na segunda-feira 15. Embora fosse visível o nervosismo dos primeiros minutos, a jornalista mostrou-se à vontade com a nova bancada, alcançando 10 pontos de média no Ibope, com pico de 12 pontos. Quase não lembrou a sisuda apresentadora dos fins de noite do Jornal da Globo. A nova Ana Paula esbanja simpatia, agradece no ar a coincidência da estréia com o dia da Ascensão de Nossa Senhora e até exibe um impecável tailleur branco, bem mais leve que os pretinhos básicos costumeiros. “Não gosto dessa cor, mas ela caiu bem com o cenário”, explica a ex-global, satisfeita com o resultado do primeiro dia no novo emprego. “Foi tudo muito limpo na tela. Muita pirotecnia poderia atrapalhar.”

O risco do desastre não veio exatamente da tecnologia, mas do depoimento do presidente Luiz Inácio Lula da Silva desejando “parabéns a Ana Paula Padrão, a Silvio Santos e boa-sorte ao povo brasileiro”, em plena crise política. Tanto oficialismo até fez lembrar os tempos do dominical A semana do presidente, da antiga TVS. Segundo Ana Paula, a iniciativa partiu do marketing do SBT e foi gravada na quinta-feira 11, véspera do já histórico discurso de desculpas à Nação. “Não vi problemas, até porque colocamos uma matéria sobre os partidos de oposição”, defendeu-se.

Carlos Nascimento, ex-colega global e agora concorrente direto com seu Jornal da Band, da Rede Bandeirantes, classificou de “estranho” o depoimento. Até a estréia de Ana Paula, o Jornal da Band ocupava o segundo lugar entre os telejornais de maior audiência no horário nobre. Para enfrentar a adversária, a atração ganhou novo cenário e ampliou sua rede de correspondentes internacionais. “De início vamos ficar em terceiro por não termos a base de audiência do SBT. Mas pode escrever aí que vamos voltar à vice-liderança e será um bom combate”, promete. Resta saber se Ana Paula, além de manter o segundo lugar, terá sucesso na missão que já coube a Marília Gabriela e a Boris Casoy: criar uma tradição de jornalismo no SBT. É com você, Ana!