Num passado não muito distante programas feitos para o público infanto-juvenil seguiam a fórmula da apresentadora saltitante comandando gincanas para um auditório animado. Mas os tempos mudaram e já não se fazem crianças como antigamente. Hoje, as candidatas a rainha dos baixinhos atuam em seriados teens que apostam em um público menos deslumbrado. O que não quer dizer que elas não se arrisquem como cantoras em discos que rapidamente somem das prateleiras. Marjorie Estiano, que interpreta a vilãzinha Natasha em Malhação, exibida às 17h30 na Rede Globo, e Juliana Silveira, a protagonista de Floribella, a trama das 20h da Bandeirantes, são os exemplos flagrantes da tendência.

Mas esqueça os “Ilariês” e os “Dedinhos”. No caso da paranaense Marjorie, 23 anos, o repertório é pop, como a própria gosta de definir. Seu disco de estréia, Você sempre será, já vendeu 100 mil cópias e a melosa faixa-título abocanhou a liderança no ranking das mais executadas nas rádios na semana passada. No seriado, a moça de cabelos vermelhos-espetados é a vocalista da fictícia Vagabanda. “Esse disco tem muito a ver com Malhação. Quero que o próximo tenha a minha cara, com uma levada mais soul”, planeja Marjorie, de olho no público mais teen. “Os pequenos são fãs de carteirinha, mas os adolescentes que vão aos shows não assumem que me conheceram por causa da Natasha. Têm vergonha de dizer que gostam de Malhação porque, para eles, é programa de criancinha.”

Saída do mesmo seriado global, a santista Juliana Silveira, 25 anos, bem que leva jeito de apresentadora infantil. Na pele da espevitada Flor, de Floribella, ela abusa das caras e bocas, do figurino ultracolorido e das dancinhas ensaiadas. Mas tudo dentro de um contexto, pois, na novelinha, sua personagem é uma governanta animada que faz de tudo para agitar a vida de seis irmãos órfãos. A música-tema é a líder dos ringtones mais baixados em celulares no mês de julho e a trilha – toda na voz de Juliana – vendeu 90 mil cópias. “Eu nunca pensei em cantar ou trabalhar para crianças. Estou gostando do rumo que minha carreira está tomando”, festeja. Coincidência ou não, Juliana foi descoberta por outra loira saltitante: Angélica, a então apresentadora do extinto Clube da criança, que enxergou seu talento para a coisa quando a viu em meio à garotada de seu auditório.