Uva, abacate, pêssego. A lista das
frutas usadas pela indústria de
cosméticos não pára de crescer. A mais nova fonte natural de substâncias que ajudam na hidratação e no rejuvenescimento é a jabuticaba. Ingrediente de geléias, doces e licores, ela agora passa a incrementar o arsenal de cremes e tônicos para a beleza da pele. Além de rica em vitamina C, ferro, cálcio e fósforo, a jabuticaba tem como propriedade principal um composto chamado antocianina. Ele combate os radicais livres – moléculas que danificam o material genético e aceleram o envelhecimento.

A substância é encontrada em boa parte das frutas de coloração roxa ou avermelhada. O que torna a jabuticaba especial é o fato de ela apresentar uma enorme quantidade desses compostos, como revelou pesquisa feita pela química Daniela Terci para tese de doutorado defendida na Universidade Estadual de Campinas (SP). Durante quatro anos, ela avaliou a propriedade de quatro frutas: jabuticaba, amora, uva e jambeiro (comum no Nordeste brasileiro). Os resultados mostraram que a jabuticaba é a segunda com maior concentração de antocianina, com uma quantidade média de 314 mililitros por grama da fruta. Em primeiro lugar ficou o jambeiro, com 386 mililitros (a concentração é superior porque há antocianina não só na casca, como ocorre com a jabuticaba, mas também na polpa). A uva e a amora tiveram média de 227 e 290 mililitros, respectivamente. “As antocianinas já foram identificadas em vários tipos de fruta. A jabuticaba era uma das poucas não estudadas”, afirma Daniela.

Foi a partir de informações como essas que a farmacêutica paulista Patrícia Brimberg criou uma linha de produtos de beleza batizada de Pele de Jabuticaba.
Os cosméticos são feitos a partir das antocianinas extraídas da fruta. “Essa substância é um dos principais agentes de combate aos radicais livres. O efeito antioxidante ajuda na estruturação da pele e também promove o relaxamento
das fibras musculares”, garante. O resultado, de acordo com a especialista,
são rugas suavizadas e cútis hidratada. Os produtos são encontrados em
farmácias de manipulação ou podem ser encomendados ao fabricante. A química Daniela confirma os efeitos benéficos da fruta, mas tem uma ressalva. “Estudos mostram que as antocianinas, purificadas, combatem os radicais livres, mas não sei se misturadas a outros ativos essa ação é potencializada ou diminuída”, pondera.

A dermatologista paulista Áurea Lopes garante que os efeitos promovidos pelos produtos são importantes. “Além de suavizar as linhas de expressão e estimular
a produção de colágeno, promove a hidratação porque possui outros ativos como
a vitamina C”, diz. Mas a médica lembra que eles não são os únicos com esse poder de ação. “Eles fazem parte de um grupo de produtos de boa qualidade disponíveis no mercado”, conclui.