Colunistas

Ricardo Boechat
Com Ronaldo Herdy
 

JUSTIÇA
Sem trégua

Na semana que vem, o Ministério da Justiça pedirá ao Principado de Mônaco a “extradição supletiva” de Salvatore Cacciola (foto). Em outras palavras, quer aval para processar o ex-banqueiro no Brasil por outros três crimes, além daquele que motivou seu retorno ao Rio de Janeiro (gestão fraudulenta), em julho.

AVIAÇÃO
Tática gaúcha

Para evitar novo caos aéreo neste mês, quando muitos brasileiros viajam de avião para as festas de fim de ano, o governo apelará para a boa vontade das empresas. O ministro Nelson Jobim leu na reunião do Conselho de Aviação Civil, na terça-feira 2, em Brasília, a lista de pedidos que enviará às companhias. Quer, por exemplo, que do dia 19 de dezembro a 7 de janeiro haja endosso mútuo de passagens e nada de overbooking. Será que vão ouvi-lo?

TRAGÉDIA EM SC
Alívio

Moradores de imóveis da União afetados pelas enchentes em Santa Catarina – cinco mil famílias – poderão ser isentos do pagamento de taxas de ocupação em 2009. Em estudo, a isenção teria normas parecidas para o saque do FGTS pelas vítimas

COMÉRCIO ILEGAL
Para cima

O Brasil baterá um recorde na instauração de inquéritos contra a pirataria neste ano. Serão cerca de dez mil, segundo levantamento oficial do governo, concluído na quarta-feira 3. Um volume aproximadamente 20% superior, se comparado aos 8.698 processos abertos de janeiro a dezembro de 2007.

DIPLOMACIA
Exigência

Uma missão oficial sairá de Brasília rumo a Londres no dia 17. A viagem se inicia sob clima de pessimismo. O governo Lula suspeita que os ingleses brigarão pela volta do visto em passaportes, no ano que vem. Nenhum país da chamada Europa Ocidental nos faz tal exigência. Caso ocorra, ao Brasil não restará outra alternativa senão impor a reciprocidade.

SAÚDE
Saldo ruim

Dos três projetos que o Brasil apresentou ao Fundo Global da ONU neste semestre, só o de combate à malária foi aprovado. Outros dois (Aids e tuberculose) acabaram rejeitados. As “inconsistências” detectadas nos tiraram dezenas de milhões de dólares.

PF
Braço direito

O delegado Roberto Troncon não permanecerá como diretor-executivo da PF, cargo que acumula com a área de Combate ao Crime Organizado. O segundo posto mais importante da corporação vai ser entregue ao também delegado Luiz Pontel de Souza, chefe de Pessoal da PF. A surpreendente decisão mostra que o diretor-geral, Luiz Fernando Corrêa, continua dando as cartas no órgão.

AVIAÇÃO
Tragédia revista

Após mais de dois anos, está pronto o laudo do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aéreos sobre a queda do Boeing da Gol, que matou 154 pessoas em Mato Grosso, em 2006. Em mais de 300 páginas, os peritos da Aeronáutica reconstituíram a tragédia. O documento, ao qual parentes das vítimas terão acesso, não aponta culpados. Nem inocentes.

SATIAGRAHA
Vivendo nas sombras

Sob cerco da Polícia Federal e da Justiça, Daniel Dantas se esforça para não ser notado. Com temor quase paranóico de espiões, o dono do Opportunity tem procurado agir nas sombras, lançando mão dos aliados que lhe restam. Duro é saber em quais confiar. Há dias, por exemplo, um estranho infiltrouse no luxuoso prédio onde ele despacha, em São Paulo, e fotografou seus carros. O homem se fez passar por cliente de Nizan Guanaes, amigo do banqueiro. A irmã de Dantas, Verônica, criticou-o por usar os automóveis como escritório, sempre à noite, para conversas com convidados que não querem ser vistos. “Mesmo de madrugada”, reclamou, “isso chama atenção”. Além desses passeios terrestres, Dantas também usa helicópteros, com o objetivo de manter os curiosos a distância. A lista de seus interlocutores recentes inclui, entre outros, José Dirceu, Roberto Jeff erson e alguém a quem o cauteloso anfitrião chama de “o filho do Barbudo”.

VIOLÊNCIA
Melhor disfarçar

O Conselho da Justiça Federal decidiu distribuir nova carteira funcional aos juízes e funcionários dos tribunais federais. Como o atual modelo é muito parecido com o distintivo da Polícia Federal, os servidores temem usá-los. Os bandidos, que não sabem distinguir um do outro, costumam atirar nos portadores de ambos.

PESQUISAS
Nas nuvens

Pesquisas que abastecem o Planalto mostram que Lula passou incólume, até aqui, pela crise econômica global. Comparada ao recorde de 80% de setembro, a boa avaliação do presidente caiu pela primeira vez em 12 meses. Mas ainda dá inveja ao Obama. Para Carlos Augusto Montenegro, a perda é natural: “Ele atingiu o teto no último CNI/Ibope. Porém, permanece na estratosfera.”

POLÍTICA
Dono da bola

Mais um naco do governo deve cair no colo do PMDB. Desta vez, a Indústrias Nucleares Brasileiras (INB). A empresa deixará o Ministério da Ciência e Tecnologia e voltará ao de Minas e Energia, já sob controle do partido. A INB movimenta R$ 600 milhões por ano, detém o monopólio do combustível nuclear e o fornece para Angra II. Os peemedebistas são craques nos dois assuntos.

QUESTÃO INDÍGENA
Poder maior

Haverá mudanças no projeto em votação na comissão especial da Câmara que regulamenta a mineração nas terras indígenas. Por decisão da Casa Civil, quando uma etnia brecar a extração de algum mineral estratégico, como o urânio, a decisão terá de ser submetida ao plenário do Senado.

MEDICINA
Padrão celular

Cientistas da USP desenvolveram um tomógrafo portátil. Será o primeiro do mundo a entrar em operação, abrindo as portas para uma nova linha desses equipamentos. Os modelos atuais pesam no mínimo 300 quilos. O protótipo que a universidade pretende mostrar ao público no dia 18 fará imagens de pulmão.

MEIO AMBIENTE
Olhos abertos

O Ibama anuncia a ampliação do monitoramento ambiental por satélite. O órgão passará a receber imagens diárias da Mata Atlântica, da Caatinga e do Cerrado, captadas pelo japonês Alos e pelo americano Goes 10. Os três biomas também estão sendo devastados.