Das notícias recentes, nenhuma é tão assustadora quanto a arrancada de John McCain na disputa pela Casa Branca. As pesquisas já o colocam na frente e ele reúne os atributos para ser ainda pior do que George W. Bush. Seria mais guerreiro, mais cínico e mais surdo ao resto do mundo.

Veterano do Vietnã, John McCain representa um risco tão grande para a paz mundial que chamou a atenção até de estudiosos bíblicos. Um deles, David Jenkins, da True Bible Society, se convenceu de que McCain é o anticristo. A principal evidência seria a declaração do republicano de que manteria tropas no Iraque por 100 anos. Segundo Jenkins, que prevê o fim dos tempos em 2012, o Livro do Apocalipse revela que o Anticristo tentará controlar a Babilônia por um século. Cristãos ortodoxos também acreditam que o anjo exterminador virá da Romênia. E Jenkins alega que o avô do candidato John McCain III não seria John McCain I, como consta da biografia oficial. Seu nome seria John Mihai – a palavra é romena e significa “o Senhor”. Mas, ainda que ele seja McCain, as coisas não melhoram, pois isso significa “o filho de Caim”, ou seja, do autor do primeiro assassinato.

Tudo pode ser um grande delírio, mas McCain conjuga o verbo matar com facilidade. Num vídeo no YouTube, um eleitor pergunta o que ele fará em relação ao Irã. A resposta? “Bomb, bomb, bomb.” Na crise recente no Cáucaso, mais de dois mil civis foram mortos por tropas russas, mas há sinais de que a invasão militar da Geórgia à Ossétia do Sul foi orquestrada por Washington. Aos Estados Unidos, em decadência econômica, interessa ressuscitar a Guerra Fria. E aos republicanos interessa mais ainda fixar na cabeça do eleitor a idéia de que o mundo é perigoso. Numa outra baixaria de campanha, McCain colocou no ar o vídeo The One, em que Barack Obama é ironizado como um novo Messias. Um homem capaz de dividir os mares, mas inapto para liderar os Estados Unidos.

Bush fez uma guerra imoral de US$ 2 trilhões no Iraque, mas havia uma maquiagem ideológica para a barbárie. Os neoconservadores de Washington falavam em criar um Oriente Médio democrático. Para McCain, tudo é bem mais prático. Phil Gramm, seu guru econômico, veio ao Brasil em 2006 e previu que o petróleo cairia porque eles já haviam bombardeado Bagdá. Era só uma questão de tempo para o óleo começar a jorrar. Na convenção republicana, McCain também lançou um slogan parecido com o “bomb, bomb, bomb”. Trata-se de “drill, drill, drill”, ou seja, perfurar, perfurar, perfurar. Bush já conseguiu destruir a economia americana. McCain, o caubói de 72 anos, pode causar danos muito maiores ao resto do mundo.