Acabo de voltar de duas semanas em uma cidade grande.

No segundo dia em que estava lá, acordei cedo para meditar. Subitamente, o alarme de um carro na rua do hotel em que eu estava disparou. Continuei a meditar e fui surpreendido novamente quando um morador do prédio ao lado abriu a janela de seu apartamento e começou a gritar desesperadamente: “Filho da …, desliga esse alarme!” Como o alarme e a gritaria não pararam por pelo menos mais cinco minutos, imagino que muita gente acordou de mau humor.

Dias depois, estava caminhando e notei que o trânsito estava especialmente "pesado". Aliás, estava parado. A maioria das pessoas em seus carros escutava música, falava ao celular ou simplesmente esperava. Porém um sujeito, já senhor de idade, buzinava e gritava desesperadamente, xingava um motorista a sua frente por haver dado passagem a uma mulher que atravessava (na faixa de pedestres) com um carrinho de bebê.

Sei que nem todos que vivem em uma grande cidade se deixam afetar por coisas assim. Mas, se você, como eu, não é imune ao stress da grande cidade, quero compartilhar cinco dicas que poderão lhe ajudar.

1) Saia mais cedo para seu trabalho – Sei que ninguém quer chegar ainda mais cedo para trabalhar. Porém poucas coisas estragam mais o dia de alguém do que ficar 1 hora parado no trânsito. Se for uma pessoa criativa, vai encontrar algo prazeroso para fazer perto de onde trabalha. Existem várias atividades que podem ser feitas antes das 9h. Seja criativo. O mesmo pode ser feito para evitar o trânsito do final do dia.

2) Faça uma dieta de mídia – Muito do stress que acumulamos durante o dia vem do fato de sermos bombardeados com notícias que, apesar de não agregarem nada em nossas vidas, criam incertezas sobre o futuro. Quanto maior a cidade, maiores os problemas. Seja seletivo com o que lê e escuta e notará uma melhora sensível no seu nível de stress.

3) Interaja com a natureza – É fundamental para sentir-se conectado com o mundo e com você mesmo. Um das coisas que mais sinto falta quando estou em um grande centro é poder ficar descalço. A maioria das cidades do Brasil e do mundo tem muitas opções gratuitas que permitem uma reconexão com a natureza.

4) Utilize seu tempo "em deslocamento" de forma útil – Tenho um amigo que aprendeu espanhol escutando um curso durante as horas que passou no trânsito entre sua casa e seu trabalho durante um ano. Conheço outras pessoas que ouvem audiobooks. Se procurar, vai encontrar utilidade (e relaxamento) para as centenas de horas que passa se deslocando todos os anos.

5) Termine o dia com algo que lhe dá prazer – Um bom e longo banho quente. Uma massagem. Ou simplesmente um bom livro.Pequenos prazeres que nos permitem desacelerar de dias repletos de desafios que são amplificados pelo stress do ambiente da cidade.

Espero que possa aproveitar essas dicas para trazer um pouco de equilíbrio para sua vida. Afinal, a gente só leva desta vida a vida que a gente leva.