Boa parte do PIB econômico e festivo nacional passou pela ilha de Itaparica no último final de semana de novembro. Gente bonita e poderosa montou sandálias Havaianas, pintou quadros, caiu na pista de dança, degustou finas iguarias, bebeu (muito) chope Kaiser e cachaça Sagatiba, admirou os luxuosos modelos da Audi e, acima de tudo, relaxou naquele paradisíaco pedacinho do litoral baiano. Esses foram alguns dos atrativos do Banco Cruzeiro do Sul Challenge, um evento que agregou campeonato de tênis, entretenimento e oportunidades de negócios no badalado Club Med. No desafio entre os tenistas André Sá (quarto no ranking nacional) e Flávio Saretta (terceiro), a vitória coube ao segundo. Entre as mulheres, a vencedora foi Nanda Alves. Mas a grande atração do tênis foi o duelo que reuniu homens e mulheres. A dupla Saretta/Nanda não deu chance para os rivais Sá/Carla Tiene. Os jogos, entretanto, funcionaram como um aquecimento para a festa. Para animar os mais de 600 privilegiados convivas, subiram ao palco Titãs e Gal Costa. Fora dele, a pista de dança bombou até quase de manhã. Da cozinha saíram pratos elaborados pelas talentosas mãos dos renomados chefs Emmanuel Bassoleil, do Unique, de São Paulo, Cyrille Saint Cas, do Club Med Trancoso, e os irmãos Pietro e Paolo Neroni, respectivamente do Borsalino e do Margutta, do Rio de Janeiro. E, como beleza e Itaparica caminham juntos, a linda catarinense Cris Ferreira deixou 20 concorrentes para trás e voltou para casa como a Garota Havaianas 2004. Saiba agora o que rolou de mais quente na ilha.

Beleza legítima e engajada

Ela tem 20 anos, 1,74m, 57 quilos e uma alegria maior do que as medidas. A beldade é a catarinense Cris Ferreira, vencedora do concurso Havaianas Top Model 04, realizado durante o evento. Ao contrário da maioria das colegas, ela diz que não sonha fazer carreira no Exterior. O que deseja mesmo é ser modelo e apresentadora de programa esportivo na tevê. Filha de uma militante do PT de Criciúma, cidade onde nasceu, a modelo adora a história da antiga União Soviética e se confessa fã de Che Guevara. E aproveita para dar uma alfinetadinha no presidente Lula. “Ele poderia fazer mais pela parte social. Estou um pouco chateada, mas continuo petista.”

Pés-de-valsa

As pistas de dança receberam descoladas e animadas presenças. Leonardo Senna, Angelita Feijó, Cristiana Arcangeli, Erika Maresguia (filha do ministro Walfrido, do Turismo) e os irmãos Pedro e João Paulo Diniz ferveram até altas horas ao som eletrônico do DJ Jackson Araújo. Em comum, o fato de estarem sozinhos. E até onde deu para ver continuaram assim.
 
Outros tempos

Se fosse há 12 anos, Lindberg Farias estaria na porta do Club Med com um megafone na mão, soltando impropérios contra a elite lá hospedada. Em Itaparica, o prefeito eleito de Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, não só estava do lado de dentro do portão como cortejava o empresariado presente. Tudo para levar investimentos para a cidade que administrará. Para felicidade das mocinhas, ele desfilou sozinho pela ilha. Sua esposa, Maria Antônia, ficou em casa cuidando do filho. Mas o prefeito se comportou direitinho. No máximo teve uma conversa ao pé do ouvido com a top Mariana Weickert. “Tudo na maior amizade”, fez questão de dizer.

Por falar na bela, a modelo foi uma das pessoas mais empolgadas do evento. Além de trocar figurinhas com o “muso” das últimas eleições – sim, trata-se de Farias –, Mariana acompanhou os jogos, não perdeu nenhuma balada e dançou até não poder mais. Ou seja, caiu na farra sem culpa. Detalhe interessante: também integrou a ala dos lindos, leves e soltos.