Jorge Gerdau, Luiza Trajano, Otávio Azevedo, Fernando Madeira e Fábio Barbosa fizeram a diferença à frente de suas organizações em 2004. Escolhidos como Empreendedores do Ano pela revista ISTOÉ Dinheiro, publicação da Editora Três, foram protagonistas de casos de sucesso em um cenário de instabilidade e juros altos. Nas palavras do editor e diretor responsável da Três, Domingo Alzugaray, esses arquitetos do desenvolvimento podem ser comparados aos sertanejos de Euclides da Cunha, no livro Os sertões. “Apesar das doses maciças de juros e tributos, eles souberam suportar e seguiram em frente como os personagens da obra.”

Dentro dessa visão, Luiza Trajano é uma “sertaneja” típica, apesar de ter nascido em Franca (SP). Exemplo de tenacidade e superação, ela transformou uma pequena loja do interior paulista na terceira maior rede varejista do País. O Magazine Luiza, com mais de 250 lojas espalhadas pelo Brasil e faturamento de R$ 1,4 bilhão, fez de 2004 o melhor ano de sua história, com crescimento de 58%. O prêmio de Empreendedora do Ano do varejo foi mais uma conquista na vida dessa brasileira que, com simplicidade, comanda mais de duas mil pessoas. O empresário Jorge Gerdau Johannpeter também sai vitorioso de 2004. O fato mais comemorado pela companhia foi a sua internacionalização, com metade do faturamento vindo do Exterior. E o melhor balanço desde que a empresa foi fundada pelo seu bisavô, há 103 anos.

Ecologia e ações sociais são prioridades para Fábio Barbosa, presidente
do Banco Real ABN Amro, vencedor do prêmio na área de Finanças. Na hora de decidir a quem emprestar dinheiro, a instituição dá preferência àqueles clientes cujas ações são voltadas para o meio ambiente e para as questões sociais. “Desempenho financeiro e comprometimento social devem estar fortemente
ligados nas empresas”, costuma dizer Barbosa. Já Fernando Madeira, Empreendedor do Ano na área de tecnologia, conseguiu em 2004 elevar o
Terra ao primeiro lugar entre os provedores da internet brasileira, superando
o arqui-rival Universo Online. Guardadas as devidas proporções, Otávio Azevedo, da Telemar, também teve que superar concorrentes de peso para alcançar a liderança entre as operadoras de telefonia do País. Superar concorrentes, aliás, tem feito a diferença na vida desses empreendedores.