000T_TRDV734086.jpg

A bola começou a rolar na Copa do Mundo de 2010, mas até agora, em nenhum dos dois jogos do Mundial houve um vencedor, ambos terminaram em empate. África do Sul e México empataram em 1-1 na primeira partida da Copa do Mundo de 2010, disputada nesta sexta-feira no estádio Soccer City de Johannesburgo, válida pelo grupo A.

Os Bafana Bafana abriram o placar aos 55 minutos de jogo com Siphiwe Tshabalala, mas Rafael Márquez conseguiu empatar aos 79.

Os sul-africanos jogaram melhor no segundo tempo, depois de uma primeira metade ligeiramente favorável aos mexicanos.

Os mais de 90.000 torcedores reunidos no Soccer City de Johannesburgo foram à loucura com os Bafana Bafana, mas deixaram o estádio com alguma frustração.

000T_TRDV735588.jpg

O sul-africano Siphiwe Tshabalala marcou o primeiro gol da Copa do Mundo de 2010, aos 55 minutos de jogo.

Lançado na lateral esquerda, Tshabalala carregou a bola até a entrada da área e acertou um belo chute cruzado no ângulo do goleiro mexicano Pérez, levando mais 85.000 torcedores à loucura no estádio Soccer City.

Mas restando 11 minutos para o final do jogo, Guardado cruzou pela esquerda e a zaga sul-africana deixou Rafa Márquez sozinho. Ele chutou cara a cara com Khune, que nada pôde fazer.

Os locais ainda perderam uma excelente chance, a um minuto do final da partida, quando Katlego Mphela tocou na saída do goleiro mexicano ‘Conejo’ Perez e a bola tocou a trave direita.

Na cidade do Cabo – Uruguai e França estrearam na Copa do Mundo da África do Sul com um 0 a 0, mesmo resultado da última vez que haviam se encontrado em um Mundial, em 2002.

Os franceses mostraram mais técnica que a seleção sul-americana no estádio Green Point da Cidade do Cabo, e ficaram bem mais tempo com a bola, principalmente na primeira etapa.

A primeira das poucas emoções do jogo veio logo no sétimo minuto, quando Ribéry, destaque inquestionável da partida, cruzou para Govou, que chutou para fora.

O primeiro cartão amarelo chegou logo depois, aos 12 minutos. Evra fez falta dura em Pereira. Os uruguaios só ameaçaram aos 16 minutos, quando Forlán perdeu uma boa chance de gol, ao driblar Gallas e chutar da entrada da área, sem sucesso. Outra chance de gol, desta vez dos franceses, veio dois minutos depois, com Gourcuff cobrando direito no ângulo de Muslera, que espalmou.

Depois do primeiro tempo monótono, França e Uruguai correrem atrás do prejuízo. O técnico Raymond Domenech chamou Thierry Henry, enquanto Oscar Tabárez tirou Loco Abreu do banco dois minutos depois, aos 29 do segundo tempo. Ambos produziram pouco.

Henry entrou no lugar de Anelka e o atacante do Botafogo substitui Suarez.

A superioridade dos franceses ficou mais evidente depois que a Celeste passou a jogar com dez. Lodeiro, que havia entrado no lugar de Gonzalez, ficou menos de 20 minutos em campo. Foi o suficiente para cometer uma falta dura em Bakary Sagna e sair do jogo com as mãos na cabeça.

Nos minutos finais de uma partida cheia de erros, Henry, que classificara a França com mão na bola no jogo contra a Irlanda, reclamou de toque na bola de um defensor uruguaio, sem sucesso.

Na próxima rodada do Grupo A, na quarta-feira, África do Sul enfrenta o Uruguai, em Pretória. O México pega a França, em Polokwane.

Confira a cobertura completa do Mundial no site IstoÉ na Copa