Nos últimos tempos, o leitor brasileiro amadureceu com o advento da internet e aprendeu a filtrar as informações de uma maneira muito mais objetiva. Em sintonia com essa transformação é que a equipe da revista ISTOÉ, sempre no intuito de aprimorar os recursos que estimulem o hábito da leitura de suas páginas, mergulhou nos últimos meses num profundo trabalho de discussão e estudo dos modelos disponíveis – e dos que ainda estão por vir. A reforma gráfica que estréia na edição que você tem em mãos é o resultado desse trabalho. Nele, critérios como síntese, elegância, objetividade e modernidade se somam para entregar a você as melhores reportagens do jornalismo brasileiro, dentro dos princípios que pautaram ISTOÉ desde o seu surgimento há 32 anos. A vocação para registrar, provocar e participar das mudanças do País ganha muito mais força com as ferramentas visuais do projeto que lhe apresentamos agora e reforça a nossa prática cotidiana de um jornalismo noticioso, analítico, plural e independente – um jornalismo que não compactua com interesses específicos de grupos ou pessoas, que tem como missão essencial, primordial, melhor informar. Acreditamos que nossos textos incorporaram ainda mais substância. Nossas páginas, ainda mais ousadia. E a soma dessas duas características é a base que acompanha toda a trajetória de ISTOÉ. O projeto gráfico é inspirado numa tendência que conquistou as maiores e mais prestigiadas revistas do mundo e privilegia a leveza do texto e a força das imagens para traduzir a informação com mais clareza e precisão.

A redução absoluta de ornamentos, o tratamento diferenciado de quadros e gráficos, a revisão da tipologia e a redistribuição das informações dentro da revista marcam a virada. O designer Ricardo van Steen, que está envolvido num profundo trabalho de renovação das revistas da Editora, assina o projeto. Foi ele que, ao lado do diretor de arte de ISTOÉ, João Carlos Alvarenga Freire (o Joca), e do seu fiel colaborador, Cássio Leitão, conduziu as transformações que exigiram também investimento em novos equipamentos e programas, treinamento de equipe e ajustes dos métodos de trabalho. Ricardo define assim a mudança: "A reformulação da linguagem de ISTOÉ marca um salto na geração das revistas semanais de informação." Esperamos que goste, e boa leitura.

Carlos José Marques, diretor editorial


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