BENTO GONÇALVES, 7 MAI (ANSA) – O Embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, inaugurou na última terça-feira (6), ao lado do Governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, a 5ª edição da Wine South América, em Bento Gonçalves, coração da Serra Gaúcha.
As autoridades, acompanhadas pelo Secretário da Cultura da Região do Vêneto, Cristiano Corazzari, pelo Secretário dos Recursos Agroalimentares do Friuli-Venezia Giulia, Stefano Zannier, e pelo Presidente da Ente Friuli nel Mondo, Franco Iacop, visitaram os estandes da feira, com atenção especial aos italianos.
“Parecia que estava na Itália. É uma grande ocasião de amizade: a cultura do vinho é uma língua universal que une nossos povos. No Brasil, o vinho foi introduzido pelos imigrantes italianos e hoje representa uma parte fundamental da cultura enológica brasileira”, declarou Cortese, convidando todos a descobrirem os vinhos italianos presentes na feira.
A Itália teve recorde de participação nesta edição do evento, com 80 vinícolas presentes, sendo que cerca de a metade está reunida no pavilhão organizado pelo ICE – Agência para a promoção no exterior e internacionalização de empresas italianas -, entidade conduzida no Brasil por Milena Del Grosso. Grande apreço também pelos estandes das regiões de Friuli-Venezia Giulia e Vêneto, que se destacaram pela qualidade e variedade de suas ofertas de vinhos.
O evento, que segue até 8 de maio, representa uma importante vitrine do vinho italiano no Brasil, ajudando a fortalecer as relações comerciais e culturais entre os dois países. A Itália é o maior produtor mundial de vinho, com uma produção de 41 milhões de hectolitros, segundo dados da Organização Internacional da Vinha e do Vinho (OIV). No Brasil, a Itália é o quarto maior exportador de vinhos, com participação de mercado em crescimento e aumento constante das exportações. (ANSA).