É uma boa hora para organizar uma aventura dessas. Um desafio assim, sem aglomeração, no meio do mato e em contato com a natureza. O momento agora é de abandonar a velha mania de achar que o país vizinho tem “a grama mais verde” que a do nosso quintal. Porque esquecemos que temos 8.516.000 km2 de área total e somos o segundo maior no mundo em área verde, considerado pelo Fórum Econômico Mundial como o país com maior potencial em recursos naturais no mundo. Listei aqui 8 opções de trilhas que são experiências únicas de imersão às belezas do nosso país:

+ Como (e por que) começar a fazer trilhas
+ Vamos fugir? Planeje seu fim de semana em uma cabana
+ As praias mais escondidas do Brasil

  1. Trilha do Rio do Boi – Parque Nacional Aparados da Serra – RS
Fotos Divulgação

Uma das trilhas mais singulares do país. São 16 quilômetros dentro do cânion Itaimbezinho que chega até 720 metros de altura, cruzando o rio na maior parte do percurso, com banhos de piscina de água cristalina, tobogãs naturais e cachoeiras. A trilha tem duração de até 8 horas, na maior parte dentro da mata e plana.

2. Travessia dos Lençóis Maranhenses – MA

A travessia dos Lençóis Maranhenses é a melhor forma de conhecer a fundo a paisagem que se mistura com a imensidão de areia e as suas lagoas paradisíacas. A travessia é uma caminhada de três dias com pernoite em duas comunidades dentro do parque: Baixa Grande e Queimada dos Britos. No primeiro dia caminha-se de 6 a 9 km, dependendo de onde começar, no segundo, 9 km, e, no terceiro, 17 km.

3. Travessia do Vale do Pati – Chapada Diamantina – BA

São morros imensos, diferentes formações rochosas, campos verdes e rios e cachoeiras deslumbrantes. É possível fazer o percurso a partir de Mucugê, Capão ou Andaraí, em percursos de duram de 1 até 4 dias (o mais completo) em caminhos completamente isolados, sem sinal de telefone e sem acesso, mas passando por pontos inesquecíveis como Morro do Castelo, mirante do Pati e Cachoeira dos Funis.

4. Trilha Provetá x Aventureiro – Ilha Grande – RJ

São praias, ondas, mirantes, riachos e vila caiçara. Entre todas as trilhas da ilha, esta é a mais bonita porém a mais dura, pela altitude. Um circuito muito íngrime que leva até 2 horas e meia no total, mas com uma vista maravilhosa que faz valer todo o esforço.

5. Parque Nacional do Monte Roraima – RR

O Monte Roraima é uma montanha que fica na divisa entre os territórios do Brasil, Guiana e Venezuela, que é a partir de onde começam as expedições que levam rumo ao seu topo. São lindas paisagens em uma viagem que dura em torno de 5 dias no total entre ida e volta. Vale dos cristais, cachoeiras, mirantes e jacuzzis naturais caminhando de 7 a 16 km por dia.

6. Trilha Portais de Hércules – Serra dos Órgãos – RJ

No coração do Parque Nacional Serra dos Órgãos encontra-se o mais belo mirante da Serra dos Órgãos. De lá, é possível contemplar toda a beleza da cadeia de montanhas pontiagudas que deram nome ao Parque. O trekking tem total de 20 km, divididos em 2 dias.

7. Travessia Marins – Itaguaré – SP/MG

A travessia liga o Pico dos Marins (2.420m) ao Pico Itaguaré (2.308m) na Serra da Mantiqueira. A sensação de estar atravessando a Serra da Mantiqueira em “Cristas” de montanha é deslumbrante, de um lado o Vale do Paraíba e do outro os vales da Mantiqueira. A travessia tem nível difícil pelos trechos de “escalaminhada”e é feita em 2 a 3 dias.

8. Travessia Alto Palácio x Cabeça de Boi – Serra do Cipó – MG

A Travessia se estende até a Serra dos Alves dentro do Parque Nacional da Serra do Cipó e leva às terras mais remotas do parque, onde predomina uma paisagem formada pelos campos rupestres, acidentes geográficos de beleza cênica, um divisor de águas entre as bacias do Rio São Francisco e do Rio Doce e banhos de cachoeiras. São necessários dois dias de trekking para chegar até Cabeça de Boi, pequeno povoado do município de Itambé do Mato Dentro.