Podcast

8 podcasts sobre finanças que você não pode perder

Crédito: Divulgação

Fabricio Duarte, educador financeiro e apresentador do MoneyPlay Podcast, fez uma curadoria para escolher os podcasts sobre finanças que são imperdíveis (Crédito: Divulgação)

Que os podcasts estão conquistando a atenção dos brasileiros, ninguém duvida. São uma maneira diferente de consumir conteúdo que agrada a quem quer tornar seu tempo mais produtivo. A última pesquisa divulgada pela Associação Brasileira de Podcasters (abPod) estima uma audiência de 34,6 milhões de brasileiros, quase 8% da população.

Entre os temas preferidos dos ouvintes no Brasil estão os podcasts de economia e educação financeira, que alcançam 21,3% da audiência brasileira total, também segundo a pesquisa da abPod. A cada dia, novos programas sobre esses temas surgem nas plataformas de áudio. 

Para ajudar quem está começando a buscar informações e dicas para aumentar seu patrimônio ou multiplicar o dinheiro, Fabricio Duarte, educador financeiro e apresentador do MoneyPlay Podcast, fez uma curadoria dos programas que estão atualmente no ar e selecionou oito imperdíveis.

“Há muita coisa interessante produzida no Brasil e no exterior, então não foi fácil escolher apenas oito. Selecionei aqueles que mais podem ajudar quem quer entrar no mundo das finanças ou que possam trazer um pouco de história e contexto sobre o mercado”, diz Duarte.

+ Como podcasts podem ajudar na educação financeira do brasileiro

Confira abaixo a lista dos indicados:

1) Favela Invest 

Podcast de educação financeira e investimentos em bolsa voltado para um público de baixa renda. Com uma linguagem coloquial, os episódios contam com convidados que são referência tanto nas favelas quanto no mercado financeiro. Apresentado por Murilo Duarte, criador de outro canal no YouTube, o Favelado Investidor, e Vinicius Silva, ambos formados em Ciências Contábeis.

“É muito importante do ponto de vista educativo ter um conteúdo pensado para quem é da ‘quebrada’, como eles mesmos dizem. Aproximar o tema finanças da favela é levar liberdade financeira para um dos públicos que mais têm necessidade de lidar bem com dinheiro”, afirma Fabricio Duarte.

O podcast está disponível no YouTube, Spotify, Amazon Music e Google Podcasts.

2) Os pregões que fizeram história 

Série de 15 episódios em formato de mini documentários produzida pelo InfoMoney que narra momentos históricos da bolsa de valores no Brasil. Lá, estão acontecimentos como o Plano Collor e o confisco da poupança, as Torres Gêmeas, o dia em que o Brasil recebeu o Investment Grade (grau de investimento), o Joesley Day (quando Joesley Batista, dono da JBS,  gravou um áudio delatando que o presidente da República Michel Temer e deu aval para comprar o silêncio do ex-deputado Eduardo Cunha, que estava preso por desdobramentos da Lava Jato), entre outros.

O podcast está disponível no YouTube, Spotify, Castbox, Podtail, Amazon Music e Google Podcasts.

3) Stock Pickers 

Segundo a definição do próprio canal, é “o maior podcast sobre ações do Brasil”. Com uma “pegada” mais leve e engraçada, os apresentadores – o jornalista Renato Santiago e o administrador de empresas Thiago Salomão – conversam com gestores dos principais fundos do Brasil. Cada episódio, um tema.

“Parece um programa de mesa redonda de futebol desses de rádio. É super descontraído e brinca com jargões do chamado ‘Condado da Faria Lima’ (onde se concentram empresas ligadas ao mercado financeiro)”, compara Duarte. 

O podcast está disponível no YouTube, Soundcloud, Spotify, Castbox, Apple Podcast, Amazon Music, Podtail e Google Podcasts.

4) JKCast 

Canal sobre economia e finanças criado pelo empresário, investidor, escritor e professor José Kobori para compartilhar informações e conteúdo de qualidade com simplicidade. Autor do livro “Análise Fundamentalista – Como obter uma performance superior e consistente no mercado de ações”, ele tem um vasto conhecimento e didática para abordar temas e dúvidas de quem já tem um “pé no mercado”. 

O podcast está disponível no YouTube, Spotify, Castbox, Podtail, Apple Podcast e Google Podcasts.

5) AGF Cast

Apresentado pelos investidores Louise Barsi, Fabio Baroni e Felipe Ruiz, que vivem de dividendos graças aos ensinamentos do mega investidor Luiz Barsi Filho. Nos programas, eles discutem vários temas ligados ao mundo das ações, desde como participar de uma assembleia de acionistas à tributação de dividendos.

“É interessante ver como o trio está colocando em prática os aprendizados de uma das maiores lendas do mercado brasileiro e como uma boa estratégia na bolsa não tem validade”, diz o apresentador do MoneyPlay.

O AGF Cast está disponível no Soundcloud, Spotify, Castbox, Podtail e Google Podcasts. 

6) Quarta com Gigantes 

Luciana Seabra, jornalista com mestrado em Economia, criou um podcast para conversar com renomados gestores de fundos de investimento do Brasil. CEO de uma casa de análise, ela recebe profissionais experientes que trazem discussões direcionadas a quem quer investir de forma independente. O programa vai ao ar toda quarta-feira, daí a origem do nome.

O podcast está disponível no YouTube, Spotify, Castbox, Podtail e Google Podcasts. 

7) PoupeCast 

O podcast é apresentado pela jornalista Nathalia Arcuri, uma das maiores influenciadoras digitais de educação financeira do Brasil. Com uma linguagem próxima ao entretenimento, ela explica conceitos básicos, como reserva financeira, dívidas e pequenos negócios. Alguns episódios são apresentados por Eduardo Mira, Analista CNPI, que fala sobre investimentos em renda variável (ações) de forma simplificada.

“A Nathalia foi uma das primeiras educadoras financeiras a conquistar um público fiel – e volumoso – graças ao seu jeito despojado e simples de falar sobre finanças. Vale tanto para quem quer sair das dívidas quanto para quem quer começar a investir”, explica Fabricio Duarte.

O podcast está disponível no Spotify, Castbox, Apple Podcast, Amazon Music, Podtail e Google Podcasts.

8) MoneyPlay 

E não poderia faltar o caçula da lista, o podcast que traz entrevistas com profissionais das mais diferentes áreas do mercado e foi criado para jogar uma luz sobre o mundo das finanças pessoais. Apresentado pelo educador financeiro Fabricio Duarte, recebe convidados que contam sobre sua relação com o dinheiro e sua experiência no mercado, além de darem dicas para quem quer começar a investir. Entre os convidados, há lendas do mercado, como Didi Aguiar, criador do Didi Index, e Miguel Abuhab, empreendedor que criou do zero e fez o IPO de duas empresas na bolsa brasileira, além de influenciadores famosos, educadores financeiros, economistas, entre outros.

O podcast está disponível no YouTube e toda segunda-feira no site da Revista Dinheiro (Istoé Dinheiro).