8 parques nacionais que já podem ser visitados no Brasil

Crédito: Wikipedia

(Crédito: Wikipedia)

Enquanto o país anuncia a abertura de shoppings, bares e restaurantes para a chamada  “fase amarela” da pandemia pela Covid-19, os 73 parques nacionais do Brasil, que possuem áreas amplas e abertas de milhões de hectares, caminham para uma abertura mais tímida. Até agora, são oito os parques reabertos com novas regras para visitação.

Segundo o diretor do órgão ambiental do governo brasileiro Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “vamos continuar com essa reabertura gradual das visitações nas unidades de conservação federais, porém nós precisamos observar uma série de condicionantes para isso de uma maneira bastante segura”.

Até agora, os parques reabertos são:

 

Parque Nacional do Itatiaia


+ Advogada é morta e tem corpo carbonizado no Rio de Janeiro
+ Morre Liliane Amorim, influencer de Juazeiro do Norte, após complicações da realização de lipoaspiração

Itatiaia é o parque mais antigo do Brasil, criado em 1937. Fica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais na Serra da Mantiqueira. É lá que se encontra o cobiçado Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude. Um dos hikings mais famosos em direção a ele, dura cerca de 3 dias e 2 noites.

 

Parque Nacional Iguaçu – Foz do Iguaçu

Com restrição de 350 pessoas por hora, o parque que fica a 17 km da cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica e as 275 quedas que formam o conjunto das Cataratas do Iguaçu.

 

Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

A maior floresta urbana do mundo, com 32 km quadrados de extensão, o parque está dentro da cidade do Rio de Janeiro e é formado por grandiosas montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas divido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca.

 

Parque Nacional Aparados da Serra – Rio Grande do Sul

Conhecido por seus cânions e desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura, o parque fica entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e possui uma área de proteção de natureza de 13 mil hectares.

 

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Pernambuco

Praias com suas águas verde-esmeralda dentre estas, as duas eleitas como as mais bonitas do Brasil: a Praia do Sancho e a Praia do Leão.

 

Parque Nacional da Serra Geral – Rio Grande do Sul

Na mesma região de Aparados da Serra, a Serra Geral fica na região mais oriental da divisa dos estados e abrange o mesmo cenário (quase que contínuo) de Aparados da Serra.

 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

Parcialmente aberto, o parque é conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque.

 

Parque Nacional de Brasília

Reaberto sem cobrança de ingresso e com controle de visitação, o parque fica no noroeste do Distrito Federal e é conhecido pelo apelido de “Água Mineral”, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.

A venda dos ingressos para os parques também será apenas online e haverá limitação de público por horário para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas. Para cada parque, regras de saúde e segurança foram estabelecidas como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.

 

Veja também

+ 5 benefícios do jejum intermitente além de emagrecer
+ Jovem morre após queda de 50 metros durante prática de Slackline Highline
+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Mulher finge ser agente do FBI para conseguir comida grátis e vai presa
+ Zona Azul digital em SP muda dia 16; veja como fica
+ Estudo revela o método mais saudável para cozinhar arroz
+ Atriz e modelo sul-coreana Song Yoo-jung morre aos 26 anos
+ Pais matam as 2 filhas para provar que elas voltariam a vida
+ Cientista desvenda mistério do monstro do Lago Ness. Descubra! + Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Cinema, sexo e a cidade
+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2021 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.