Enquanto o país anuncia a abertura de shoppings, bares e restaurantes para a chamada  “fase amarela” da pandemia pela Covid-19, os 73 parques nacionais do Brasil, que possuem áreas amplas e abertas de milhões de hectares, caminham para uma abertura mais tímida. Até agora, são oito os parques reabertos com novas regras para visitação.

Segundo o diretor do órgão ambiental do governo brasileiro Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), “vamos continuar com essa reabertura gradual das visitações nas unidades de conservação federais, porém nós precisamos observar uma série de condicionantes para isso de uma maneira bastante segura”.

Até agora, os parques reabertos são:

 

Parque Nacional do Itatiaia

Itatiaia é o parque mais antigo do Brasil, criado em 1937. Fica entre os estados do Rio de Janeiro e Minas Gerais na Serra da Mantiqueira. É lá que se encontra o cobiçado Pico das Agulhas Negras, com 2791 metros de altitude. Um dos hikings mais famosos em direção a ele, dura cerca de 3 dias e 2 noites.

 

Parque Nacional Iguaçu – Foz do Iguaçu

Com restrição de 350 pessoas por hora, o parque que fica a 17 km da cidade de Foz do Iguaçu – Paraná, abriga o maior remanescente de floresta Atlântica e as 275 quedas que formam o conjunto das Cataratas do Iguaçu.

 

Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

A maior floresta urbana do mundo, com 32 km quadrados de extensão, o parque está dentro da cidade do Rio de Janeiro e é formado por grandiosas montanhas, grutas, cachoeiras e trilhas divido em quatro setores: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca.

 

Parque Nacional Aparados da Serra – Rio Grande do Sul

Conhecido por seus cânions e desfiladeiros com paredões verticais de até 700 m de altura, o parque fica entre os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina e possui uma área de proteção de natureza de 13 mil hectares.

 

Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Pernambuco

Praias com suas águas verde-esmeralda dentre estas, as duas eleitas como as mais bonitas do Brasil: a Praia do Sancho e a Praia do Leão.

 

Parque Nacional da Serra Geral – Rio Grande do Sul

Na mesma região de Aparados da Serra, a Serra Geral fica na região mais oriental da divisa dos estados e abrange o mesmo cenário (quase que contínuo) de Aparados da Serra.

 

Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

Parcialmente aberto, o parque é conhecido pela sua vasta paisagem desértica de grandes dunas de areia branca e pelas lagoas sazonais de água da chuva. A Lagoa Azul e a Lagoa Bonita são duas das maiores lagoas. O ecossistema diversificado do parque inclui pântanos de mangais. As cidades vizinhas de Barreirinhas e Santo Amaro do Maranhão servem de porta de entrada para o parque.

 

Parque Nacional de Brasília

Reaberto sem cobrança de ingresso e com controle de visitação, o parque fica no noroeste do Distrito Federal e é conhecido pelo apelido de “Água Mineral”, é uma unidade de conservação brasileira de proteção integral à natureza.

A venda dos ingressos para os parques também será apenas online e haverá limitação de público por horário para manter o controle e o distanciamento entre as pessoas. Para cada parque, regras de saúde e segurança foram estabelecidas como uso de máscaras, álcool gel e distanciamento.