Saúde da mulher

8 maneiras comprovadas para manter uma aparência sempre jovem 

Crédito: Pexels

O envelhecimento é um processo natural, mas suas consequências estéticas, como rugas e manchas na pele, não costumam agradar. Manter a aparência jovem é o desejo de muitas mulheres com o passar dos anos, mas o que nem todas sabem é que isso é possível, e pode ser conquistado naturalmente.

+ Dermatologistas coreanos ensinam seus truques para manter a pele perfeita

+ Incluir chás na rotina de beleza pode potencializar os resultados estéticos

Diversos procedimentos estéticos são aliados ao estímulo de colágeno e outros fatores de rejuvenescimento facial e corporal. No entanto, tais intervenções não substituem os cuidados de dentro para fora com a saúde, que refletem significativamente na aparência. 

Ao “Eat This, Not That”, a especialista em bem-estar e vida limpa Julie McClure revelou oito truques comprovados para tirar anos de sua aparência, favorecendo a jovialidade; confira:

Mantenha-se sempre hidratada

“A hidratação adequada é essencial para praticamente todos os aspectos para manter o corpo funcionando. A hidratação adequada suporta todos os processos metabólicos, garante que o oxigênio e os nutrientes cheguem às células enquanto as toxinas são removidas”, explica a especialista.

Inclua antioxidantes em sua dieta

A alimentação é fundamental, por isso é importante se atentar ao que coloca no prato. Julie recomenda o consumo de antioxidantes, pois combatem os danos oxidativos que ocorrem através de alimentos processados e exposições ambientais (pesticidas, produtos químicos e poluição) — fatores que estimulam o envelhecimento precoce e alteram a saúde hormonal

“Vários antioxidantes fornecem hidratação e revitalizam a pele. Alguns dos melhores para a saúde dermatológica incluem vitaminas C, E, B3, CoQ10 e resveratrol.”

Controle o açúcar

McClure destaca que “o açúcar causa estragos no sistema imunológico, desregula os níveis de açúcar no sangue, piora o humor, aumenta o peso e afeta a sensação geral de bem-estar e vitalidade.”

Mantenha o equilíbrio hormonal

Segundo a especialista, manter os hormônios equilibrados resulta em uma pele mais luminosa. “Para ajudar a equilibrar seus hormônios, níveis inflamatórios baixos e um intestino saudável são essenciais.” Para isso, é preciso incorporar à dieta alimentos fermentados, probiótico diário de alta qualidade, alimentos antioxidantes, vitaminas e nutrientes, como zinco e colágeno — conjunto que garante uma pele mais jovem e livre de manchas ao longo dos meses e anos. 

Cuidado com os desreguladores endócrinos

Produtos comuns e considerados inofensivos, como certos alimentos, produtos para o corpo e maquiagem, podem ser desreguladores endócrinos (DEs). “Quando essas partículas entram em seu corpo, elas interagem com o sistema endócrino (o sistema hormonal) e impactam negativamente seus hormônios — uma estrutura semelhante ao estrogênio. Os DEs podem se ligar aos receptores de estrogênio, e têm sido associado ao câncer de mama e à obesidade”, diz McClure. 

DEs podem ser encontrados em muitas embalagens, como garrafas plásticas e latas, por isso é importante ler os rótulos antes de decidir comprar. A especialista indica substituir os alimentos enlatados por alimentos frescos. “Outras maneiras de reduzir os desreguladores endócrinos e as toxinas ambientais incluem: beber água filtrada, ter um purificador de ar para que o ar da sua casa esteja sempre limpo, evitar mofo, parar de usar perfumes sintéticos e usar produtos de beleza e corpo não tóxicos, livres de produtos químicos”, recomenda.

Praticar atividade física

O sedentarismo é um inimigo da saúde, e nesse caso não é diferente. Praticar atividade física diariamente, por pelo menos 20 a 30 minutos, é a chave para melhoria do bem-estar e da aparência. “Em outras palavras, se você não processar carboidratos de forma eficaz (devido à baixa sensibilidade à insulina), você não só estará propensa as doenças crônicas, como diabetes tipo 2, mas também estará mais propensa ao ganho de peso e inchaço. Além disso, os exercícios ajudam a regular o sistema nervoso e controlar o estresse.”

Dormir bem

A expressão “sono da beleza” é real. O simples fato de dormir bem durante a noite  ajuda a manter o metabolismo, regular o açúcar no sangue, reduzir a gordura e o risco de doença cardíaca, além de aliviar o estresse e melhorar o humor.

Controle o estresse

“O estresse tem sido associado ao agravamento das condições da pele, como eczema, psoríase, acne e perda de cabelo. Dada a conexão cérebro-pele — bem como a conexão intestino-cérebro —, o estresse pode aparecer em sua pele, afetando-a negativamente”, explica McClure, que recomenda o controle do estresse a partir de hábitos saudáveis, contato com a natureza e  prática de atividades físicas​​, como meditação guiada e ioga.