Saúde da mulher

8 formas simples de levar uma vida mais saudável 

Crédito: Pexels

Mesmo que você goste de praticar exercícios físicos e se alimentar bem, não há como negar que, às vezes, seria um sonho levar uma vida saudável sem se esforçar muito. E isso vale especialmente para as iniciantes: se você não está acostumada a se exercitar regularmente, por exemplo, reunir alguma motivação pode ser muito difícil.

+ 5 tendências fitness de bem-estar para 2022

+ 6 mitos fitness nos quais você não deve acreditar

Tendo isso em mente, também é importante saber que há hábitos simples que podem beneficiar uma vida saudável. Com informações da “Women’s Health”, confira oito dicas do personal trainer Tyrone Brennand para se movimentar mais e favorecer sua saúde.

Respire

Pexels

“Tire alguns minutos do seu dia e respire profundamente. Inspire por 7 segundos, expire por 11”, aconselha Tyrone. “Isso vai impulsionar o sistema nervoso parassimpático, aumentar a digestão e diminuir a pressão arterial.”

Os benefícios são duplos: mentalmente, você reduzirá os níveis de estresse e ansiedade. Fisicamente, pressão arterial mais baixa e melhor digestão ajudarão seus objetivos de condicionamento físico.

Ter a pressão arterial mais baixa significa que seu coração pode bombear sangue com menos esforço, de modo que a força nas artérias diminui e o sangue pode fluir para os músculos com mais facilidade. Já uma melhor digestão decorre do fato de os músculos do intestino terem mais fluxo sanguíneo, o que, por sua vez,  apoia os movimentos regulares do órgão, ajudando o organismo a absorver a energia e nutrientes e se livrar de toxinas.  

Exercite-se pela manhã

Pexels

Há prós e contras em se exercitar pela manhã, mas se a ideia de levantar mais cedo para se movimentar pode ser desestimulante. Tyrone sugere que uma boa forma de se animar é com uma dança rápida. “Ative uma playlist motivacional para começar seu dia e dançar até o chuveiro”, diz o especialista. “Isso vai aumentar a sua frequência cardíaca e queimar calorias.” 

Encontre companhia

Pexels

Ter alguém com quem se exercitar irá tornar a responsabilidade menos trabalhosa, além de te deixar responsável por alguém. Afinal, é menos provável que você abandone um treino no último minuto se isso significar que seu(ua) companheiro(a) estará sozinho. “Recrute um amigo para caminhar, correr ou fazer qualquer tipo de exercício que você preferir”, recomenda Tyrone. “O exercício pode ser social. Faça uma corrida enquanto conversa e você verá que o tempo voa.”

Combine tarefas

Pexels

Um conselho útil: você pode ressignificar uma tarefa a qual teme fazer, mas sabe que precisa, para uma segunda natureza. 

“Adquirir bons hábitos é o caminho a seguir”, pontua o personal trainer. “Alongar os quadríceps enquanto escova os dentes ou sentar em uma pose de ioga enquanto assiste à TV são ótimos exemplos. Isso ajudará no seu próximo treino, mas o mais importante é que alterará sua mentalidade — você está se exercitando sem saber.”

Pratique 10 minutos poderosos

Pexels

Se esforçar demais e muito cedo pode te desencorajar. Por isso, você pode começar com exercícios realistas de 10 minutos. “[Os exercícios] Não precisam levar uma hora, nem metade disso”, assegura Tyrone. “Comece com 10 minutos. Um tapete de ioga ou faixas de resistência tornam os treinos caseiros curtos, precisos e acessíveis.”

Além disso, a ideia de se exercitar por 10 minutos é muito menos assustadora do que, por exemplo, 30 minutos — então é muito mais provável que você realmente o faça.

Priorize o sono

Pexels

Dormir mais significa ter mais energia. “Limite seu tempo de tela e relaxe com um livro ou meditação. Quanto mais você dorme, menos estressada e mais energizada você fica para facilitar um estilo de vida mais ativo e em forma”, garante o especialista.

Incorpore caminhadas à rotina

Pexels

Outra maneira de inserir exercícios em sua vida diária sem realmente perceber é caminhando. “Seja para encontrar os amigos ou apenas ir de um lugar ao outro, acomodar 20 minutos extras em seus planos para chegar lá a pé é uma maneira simples de adicionar exercícios ao seu dia”, explica Tyrone. 

Cozinhe de forma fácil

Unsplash

A responsabilidade de cozinhar todos os dias significa que você “acidentalmente” usa serviços de delivery mais do que gostaria? Tyrone tem uma solução útil: “Muitos de nós gastamos dinheiro em lanches e refeições não-saudáveis ​​quando estamos com pouco tempo. Você pode dedicar 20 minutos, duas vezes por semana, para construir uma base de salada simples, mas saborosa, e um molho que pode ser usado por dois a três dias. A cada dia, adicione um acompanhamento diferente”, sugere.