Saúde da mulher

8 alimentos para comer quando estiver doente

Crédito: Freepik

A alimentação é uma grande aliada à saúde, pois pode fornecer nutrientes essenciais para o funcionamento do organismo e promover a imunidade. Uma dieta saudável, além de prevenir condições adversas a saúde, pode ajudar a recuperá-la, e para isso alguns alimentos específicos precisam ser incluídos no cardápio.

+ Xô, gripe! 5 alimentos que amenizam a doença e quais devem ser evitados

+ Saiba como o alho melhora a sua imunidade

Com informações do “Healthline”, conheça oito alimentos poderosos no combate aos problemas de saúde. A lista a seguir conta com opções que vão te fornecer energia, hidratação e ajudá-la a sentir melhor, favorecendo a recuperação.

Água de coco

A água de coco é uma bebida praticamente obrigatória quando se está doente. Além de ser uma deliciosa opção para manter a hidratação, é rica em eletrólitos, componente essencial para repor em caso de vômito, sudorese, diarreia ou febre.

Embora seja baixa em açúcar natural e sirva como fonte de energia, um estudo descobriu que a água de coco pode causar mais inchaço do que outras bebidas eletrolíticas. Portanto, não exagere na quantidade e tome aos poucos.

Chá quente

O chá é um ótimo remédio natural para muitos sintomas associados a resfriados e gripes. Quando consumido quente, atua como um descongestionante. Além disso, contém polifenol, substância natural de efeitos antioxidante, anti-inflamatório e até mesmo anticancerígeno.

Mel

É possível adoçar a vida com mel e ainda conquistar benefícios desse alimento de propriedade antibacteriana, que ajuda a estimular o sistema imunológico. Além disso, é uma boa opção para aliviar a tosse em crianças — mas não deve ser consumido por menores de 12 meses devido ao risco de contaminação com bactérias causadoras de botulismo.

Gengibre

Se você está se sentindo enjoada ou está vomitando, o gengibre é um dos melhores remédios naturais para aliviar esses sintomas. No entanto, certifique-se de usar gengibre real ou em extrato, não apenas opções sabor gengibre.

Banana

A banana além de ser saborosa e fácil de consumir, é rica em nutrientes, carboidratos de ação rápida e fibra solúvel, componentes essenciais para o bom funcionamento do organismo.

Alho

Não, alho não é apenas coisa de avó. Durante séculos esse alimento é utilizado na medicina alternativa para tratar diferentes doenças. Além disso, estudo comprova que o consumo de suplementos de alho em adultos com gripe reforça a imunidade e ameniza os sintomas. 

Para conquistar os benefícios do alho, vale apostar em suplementos com esse composto, ou caprichar na quantidade para temperar outros alimentos, ou mesmo consumi-lo cru desde os primeiros sinais da doença.

Salmão

Para restabelecer o sistema imunológico, aposte no salmão. Esse peixe é considerado uma das melhores fontes de proteína para comer quando se está doente. Além disso, é uma opção rica em vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3 — que têm efeito anti-inflamatório.

Folhas verde-escuras

As folhas verde-escuras, como espinafre, couve e outras verduras, também são ótimas opções para melhorar o sistema imunológico, graças a composição de vitamina C e E.