i62583.jpgElas já podem ser vistas adornando passantes nos mais selecionados endereços. Discretamente, voltam a ocupar espaço nos guarda-roupas mais descolados. Ninguém diria que até pouquíssimo tempo atrás as calças baggy eram consideradas um dos ícones do mau gosto em moda, um fantasma fashion dos anos 80. A, digamos assim, porta-voz desse movimento de redenção da polêmica vestimenta é a atriz Katie Holmes, que não cansa de exibir sua versão repaginada, mas com diversos elementos dos modelos de 25 anos atrás: bem larga, com gancho baixo, lavagem desgastada e até a indefectível barra dobrada.
Enquanto a senhora Tom Cruise reintroduz a peça no reino das celebridades, várias grifes estão apostando nela na Semana de Moda de Nova York, que começou no dia 5 de setembro. Donna Karan (DKNY) e Renzo Rosso (Diesel) apresentaram suas versões da calça para a primavera-verão em seus desfiles no Mercedes-Benz Fashion Week.
No Brasil diversas marcas já incorporaram as baggy em suas coleções. Aqui elas ganharam o nome de “namorado”, porque parecem calças masculinas que são adaptadas ao corpo feminino ao serem amarradas na cintura. Mas os estilistas que as exibem em seus desfiles e catálogos não as consideram iguais às versões da década de 80. “As baggy começavam afuniladas na cintura, ficavam grandes e arredondadas e só estreitavam de novo na barra. As ‘namorado’ já diminuem o volume depois do quadril”, explica Sarah Kawasaki, da Huis Clos. A grife desenvolveu suas peças com um jeans mais duro que o habitual e linho misto, para impor um caimento um pouco mais pesado.
A grife UMA foi por outro caminho para compor suas versões de calça “namorado”. Elas foram feitas com um jeans mais leve e um algodão encerado. “Para garantir a fluidez da peça”, diz a estilista Raquel Davidowicz. Mas mantém a aposta na cintura alta e na barra sequinha, tal qual a Huis Clos.
As versões largas dos jeans não chegam para promover a aposentadoria dos modelos skinny (superjustas) e pantalona (largas das pernas até a barra). “Os outros estilos continuam em alta”, diz Raquel, que também sugere qual a melhor maneira para compor um look com as calças “namorado”. “Elas ficam ótimas com camisetas secas, tipo regata, por exemplo, e tênis.” Sarah, da Huis Clos, diz que mulheres acima do peso também podem adotar as novas baggy. “Ao contrário do que dizem, roupas com volume diminuem o corpo, não o aumentam”, afirma. As única que precisam tomar cuidado com as calças de perfume oitentinha são as baixas. Nesse caso, não tem jeito: muito volume diminui ainda mais a estatura.