ROBERTO JAYME/AE

O deputado federal Clodovil Hernandes (PTC-SP) está às vésperas de uma revisão no estilo de vida agitado e pontuado por discussões arrebatadas. Está mesmo na hora. Na terça- feira 5, ele sentiu dormência no lado direito do corpo e deixou Brasília às pressas para ser internado no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O diagnóstico: acidente vascular cerebral (AVC), conhecido também como derrame. Na quarta-feira, já fora de perigo, Clodovil acordou com dificuldade para mexer o braço. Não conseguia escrever e precisou de ajuda para pentear o cabelo.

Desde abril, o deputado vive uma peregrinação hospitalar. Primeiro, internou- se na Clínica Santé, em São Paulo, com dengue. Três semanas atrás, a caminho do aeroporto de Congonhas, teve fortes dores na nuca e foi ao médico. Descobriu que sua pressão estava nas alturas, em torno de 22 x 13. "O limite aceitável é 12 por 8", afirma o cardiologista Luiz Cardoso, do Sírio Libanês. Acima disso, eleva-se o risco de complicações, como infarto. Clodovil fez check-up no Instituto do Coração. Mas manteve seu ritmo até a noite de segunda-feira, quando não conseguiu levar o garfo à boca durante o jantar. Era o AVC se manifestando.

Uma razão para a crise de pressão alta de Clodovil é o stress. Nos últimos tempos não faltaram episódios tensos em sua vida. O mais recente foi na quinta- feira 31. Sentadinho em um avião rumo a São Paulo, foi desalojado por uma passageira que tinha bilhete para a mesma poltrona. Irritadíssimo, bateu boca, fez ocorrência na Polícia Federal e pegou outro vôo. Segundo assessores, ele ficou abalado com a situação – apesar de ter causado menos burburinho do que a famosa briga com a petista Cida Diogo, a quem chamou de feia. De acordo com os médicos, a paralisia provocada pelo derrame é de leve intensidade. Ele terá de fazer sessões de reabilitação e tomar medicamentos para domar a pressão.

 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias