JUSTIÇA

Base única
Na terça-feira 16, o Conselho Nacional de Justiça anunciará a criação de um sistema unificado para monitorar a guarda de bens apreendidos em operações policiais. Com mais controle, o que se quer evitar é que agentes da lei usem abusivamente produtos que bandidos compraram com o dinheiro sujo do crime.

SAÚDE

Dúvida
O Instituto Nacional de Doenças Transmissíveis da África do Sul pediu ao Ministério da Saúde amostras de sangue e do fígado de William Charles – que morreu no Rio de Janeiro, dia 2, de febre maculosa, segundo a Fundação Oswaldo Cruz. O órgão estrangeiro quer confirmar o laudo, no renomado Centro de Controle de Doenças, em Atlanta (EUA), para onde o Brasil já poderia ter enviado o material, acabando logo com essa desconfiança.

PUBLICIDADE

Encolheu
O faturamento das agências de propaganda caiu cerca de 10%, de novembro até agora no Brasil. Fruto da mídia encolhida, é possível conseguir neste fim de ano encaixe para comerciais nas emissoras de tevê aberta, como a Rede Globo. Algo dificílimo no passado.

DESARMAMENTO

Prazo-limite
O Ministério da Justiça pedirá a Lula que vete projeto aprovado quarta-feira 10, na Câmara dos Deputados, prorrogando por um ano o registro de armas. O argumento é que a matéria contraria o "interesse público". O prazo acaba dia 31. Até agora foram catalogados só 186 mil trabucos.

SEGURANÇA PÚBLICA

Menos mal
A Força Nacional de Segurança Pública receberá na terça-feira 16 sua primeira leva de arma não letal – que imobiliza a vítima, com choques. Serão mil unidades. No mesmo dia, idênticas três mil pistolas serão distribuídas aos Estados. O rateio considerou os muitos feridos e mortos em ações locais das PMs. Daí São Paulo ter a cota maior (600), seguido por Rio de Janeiro (350) e Minas Gerais (300).

GOLPE

Pecado capital
Fundado nos anos 60, o Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais (Ceris) não pertence mais à Igreja Católica. Ou melhor, pertence; mas terá que ser rebatizado. Um espertalhão registrou no Inpi, para uso comercial, o nome da instituição. Os padres se esqueceram de cuidar desse detalhe.

MEDICINA

Só pagando
No seminário "Oncologia – Balanço 2008", que começa na quinta-feira 18, no Rio, o Hospital Mario Kröeff divulgará estudo mostrando que a saúde pública no Brasil estagnou no combate ao câncer. Faz dez anos que o Glivec foi incorporado à lista do SUS. Só neste ano, surgiram no mundo 53 novos medicamentos e terapias na área. Nenhum chegou aos pacientes do sistema único.

AUTOMÓVEIS

Sinais vitais
Após a divulgação dos números trágicos de novembro, a venda de automóveis novos deu uma respirada na primeira semana de dezembro. Como não faziam há dois meses, as concessionárias conseguiram desovar parte do estoque. A Anfavea confirma o movimento, mas sem foguetório. “Comparado a dezembro do ano passado, o mês será amargo”, prevê um executivo da entidade

POLÍCIA

Máquinas suspeitas
Chegaram a São Paulo os efeitos da operação que levou à prisão, na terça-feira 9, do presidente e dois desembargadores do Tribunal de Justiça capixaba. A PF desvendou as conexões que subornavam os magistrados em troca da liberação de carros importados fraudulentamente via Vitória. Parte da frota, em que se destacam modelos Ferrari, é pilotada por alegres proprietários paulistas.

ARQUITETO

Bem de todos
O Comitê Latino-Americano do Programa Memórias do Mundo, subordinado à ONU, indicou o acervo de Oscar Niemeyer ao título de Patrimônio da Humanidade. A decisão sairá em 2010. Até hoje, esse título só coube a um conjunto documental brasileiro, o da imperatriz Teresa Cristina, sob a guarda do Arquivo Nacional.

MATÉRIA PRIMA

Novos custos
O DNPM estuda mudar as alíquotas que incidem sobre a mineração. Elas variam (0,2%, 1%, 2% e 3%) conforme o produto. Desde 1990, as taxas não são alteradas e rendem R$ 400 milhões por ano aos cofres públicos.

INFÂNCIA

Crianças grávidas
Com 12 anos, a menina S., da cidade de Vassouras (RJ), será a segunda mais jovem brasileira a sofrer um aborto legal. A autorização, a ser executada esta semana, foi dada na quarta-feira 10 pelos desembargadores da 17ª Câmara Cível do Rio. Também vítima de estupro, a caçula dessa triste lista nacional tinha dez anos à época da sentença, em 1998, em Goiás.

AVIAÇÃO

Nuvens escuras
Levantamento parcial da Aeronáutica sobre os acidentes aéreos no Brasil mostra que o ano fechará com crescimento superior a 20%. O advogado de um empresário que perdeu o jatinho recentemente ouviu de um brigadeiro que os registros confirmados até outubro já empatavam com os de 2007. Graças à ausência de tragédias como a do Airbus da TAM, entretanto, o número de vítimas despencou.

INDÍOS

Demarcações
Mesmo diante da iminente vitória dos índios na ação que envolve os limites da reserva Raposa Serra do Sol, a Funai não vai acelerar a demarcação de novas áreas. Sob o argumento de que a maioria das etnias já está protegida nos 80% de áreas mapeadas. Os outros 20% são terras localizadas em grande parte nas regiões Sul e Sudeste e há tempos ocupadas por empresas nacionais, estrangeiras ou fazendeiros do agronegócio.

SINDICATOS

Siglas, siglas, siglas…
Aumentou a coleção de cabides supra-sindicais que dá camisa ao peleguismo tupiniquim. O governo autorizou a criação de mais duas confederações – a de Serviços e a de Turismo. Em maio, as portarias quase saíram, mas voltaram com o escândalo do BNDES, envolvendo o deputado Paulinho da Força. O lobby pelas licenças usava o santo nome do parlamentar como cartão de visitas.