KRISTOF PHOTOGRAPHY SAINT MARTIN FWI

PARAÍSO A ilha, administrada pela França e pela Holanda, foi modernizada

O tom da moda é o azul-turquesa do Caribe, especialmente o das águas de um recanto que recupera a sua melhor forma: Saint Maarten, a menor ilha do mundo. Administrado pela Holanda e pela França, esse paraíso está atraindo mais brasileiros por diversos motivos: a baixa do dólar, a facilidade de transporte, a abertura de novos hotéis, lojas e serviços e a ampla oferta de produtos livres de impostos.

Isso não quer dizer que o passeio seja barato. O pacote mais em conta da CVC, uma das seis operadoras brasileiras que estão vendendo esse destino para julho, sai por pouco mais de R$ 2,6 mil. A queda do dólar, no entanto, facilitou o sonho de consumo de muita gente. "Vou com a família. Nós adoramos o Caribe, gostamos de cassino e compras. Vamos aproveitar o momento", diz a empresária paulista Mônica Lima, que viajará com o marido, o filho, a enteada e o genro. A TAM está com cinco vôos fretados para a ilha, saindo de São Paulo com escala em Manaus. Essa oferta aérea vigora desde dezembro. Mas em relação a janeiro houve um aumento de 50% na compra dos pacotes. 

Outro atrativo é a sofisticação. Arrasada pelo furacão Lenny em 1999, a ilha teve de passar por reformas, caso do aeroporto internacional que recebeu um investimento de US$ 90 milhões. "Também foi criado um calçadão de compras à beira-mar, igual a Santa Monica, na Califórnia", diz Danielle Roman, representante do escritório de Saint Maarten no Brasil. Nessa área, grifes famosas abriram filiais. O retiro conquistou ainda a Dior, que inaugurou lá o seu spa (ela tem institutos de beleza espalhados pelo mundo). O espaço tem janelas para o convidativo mar cristalino. Outra boa notícia é que não há previsão de tempestades nesta temporada. Ou seja, tudo azul para o turista. Azul-turquesa.

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REQUINTE A Dior abriu no Caribe o seu primeiro spa