Um caminhão-tanque que levava 100 mil salmões jovens tombou em uma rodovia e derrubou parte dos animais vivos no córrego Lookingglass Creek, no Oregon, Estados Unidos. Cerca de 77 mil espécimes escaparam com vida e outras 25 mil morreram na beira do riacho. O acidente foi divulgado pelas autoridades ambientais na terça-feira, 2 de abril. As informações são do New York Times.

+ Peixe-futebol surge em praia dos EUA e espanta turista: ‘Assustador!’

+ Peixe gigante: pescador de Bertioga (SP) consegue cherne de 180 kg

O motorista havia saído de um incubatório em Elgin e sofreu apenas ferimentos leves. Os salmões levados pelo condutor, que correm risco de extinção e são criados pelas autoridades em uma tentativa de preservação, seriam despojados no rio Imnaha posteriormente. “É como um táxi de peixes”, declarou o coordenador de incubação de peixes do leste do Oregon, Andrew Gibbs.

Ao todo, 77 mil peixes conseguiram cair nas águas do Lookingglass Creek e devem migrar para o Grande Ronde River e, posteriormente, ao oceano. Segundo dados coletados por empregados do incubatório local, de membros da tribo Nez Perce e do xerife de Union County, 25.525 peixes morreram.

Andrew Gibbs afirmou que algo similar nunca aconteceu em dez anos de trabalho das agências governamentais, que transportam salmões jovens cujas populações foram afetadas pela construção de uma barragem no Snake River.

Os animais migram até o oceano para se desenvolverem, retornando às águas do rio de onde vieram.