sertanejouniversitario53.jpg

DUO César Menotti e Fabiano: sertanejo pop

Depois do forró universitário, o sertanejo universitário. Assim como fizeram com o ritmo nordestino no início da década, os estudantes estão resgatando agora a música sertaneja – mas com uma levada mais pop e dançante. O maior expoente desta novidade é a dupla César Menotti e Fabiano. Eles fazem em torno de 20 shows por mês, venderam 200 mil cópias do CD Palavra de amor (baseado em regravações) e no próximo mês lançam um novo disco. “A ficha do sucesso ainda não caiu”, diz Fabiano, 29 anos.

César Menotti e Fabiano cantavam em um bar em Belo Horizonte e começaram a fazer sucesso com jovens universitários com regravações de artistas consagrados como Zezé Di Camargo e Luciano e Mato Grosso e Mathias. Um CD pirata de uma das apresentações correu Minas Gerais e logo o som da dupla ganhou fãs Brasil afora. “Foi tudo conquistado degrau por degrau. Não dormimos anônimos e acordamos famosos”, diz César, 25 anos.

Ver os filhos cantores era um sonho do garimpeiro Toninho do Ouro. Eles aprenderam a tocar violão sozinhos, ainda crianças. “Se a gente não cantasse, apanhava”, conta César. Fábio, o irmão do meio, e Fabiano formaram a primeira dupla, que na adolescência virou um trio com a adesão de César. Hoje, Fábio é produtor e trabalha nos bastidores. Até viverem só de música eles fizeram de tudo um pouco. Trabalhar de vendedor numa concessionária de carros foi o último emprego da dupla antes da carreira musical. Com o sucesso – que os irmãos, evangélicos, creditam também a Deus –, vieram os primeiros mimos: Fabiano é dono hoje de uma picape Dodge Ram e César tem dois Landaus antigos novinhos em folha.