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Atenção, “bração”! Comemore, “barbeiro”. Fazer baliza direito com o seu carro está virando coisa de criança. Em breve, na hora de estacionar o veículo no meio-fio, bastará sair dele e apertar o botão de um controle remoto (do tamanho de um isqueiro Zippo) para que o automóvel faça a baliza sozinho – a lataria do seu carro e a dos carros vizinhos agradecem. A baliza automática foi desenvolvida pelo engenheiro mecânico Sadek Alfaro, da Universidade de Brasília, para ajudar sobretudo os motoristas que são portadores de deficiências físicas – e não os ruins de volante. Mas a sua praticidade e o seu baixo custo certamente conquistarão montadoras e condutores em geral.

Para desenvolver essa tecnologia, Alfaro se valeu de uma placa de circuito eletrônico que integra freio, embreagem, volante e acelerador. Nas laterais do carro, sensores inteligentes calculam o espaço e os obstáculos, passam essas informações para um computador interno e assim são processados os ajustes necessários para que o carro mude a marcha, acelere ou desacelere e estacione na vaga desejada. “Para baratear o equipamento, testei sensores de ultra-som em vez de laser, e deu certo”, disse ele a ISTOÉ. A troca do laser pelo sensor de ultra-som fez o custo do equipamento despencar de R$ 25 mil para R$ 2,5 mil. Esse circuito eletrônico será testado já no final deste ano, e nessa fase final de ajustes o engenheiro se concentra em deixar o computador de bordo o mais compacto possível para que possa ser encaixado nos painéis de quaisquer veículos. Enquanto a invenção não chega ao mercado, existem outras opções (não tão baratas) para os que buscam o mínimo esforço na hora de estacionar. O carro Prius, da Toyota, é munido, por exemplo, de um equipamento que consegue “escanear” a fila de carros estacionados na rua para encontrar uma vaga que lhe seja adequada. Funciona com energia elétrica e utiliza laser. O seu computador de bordo, com sistema de navegação com DVD, ainda se comunica com satélites para encontrar um determinado endereço, auxiliando o motorista a chegar ao seu destino. O custo de tanto conforto gira em torno de R$ 60 mil. Também a famosa marca francesa Citroën entrou na nova era das balizas automáticas e montou o protótipo C3 City Park que controla a distância entre os veículos já estacionados e informa ao motorista a possibilidade de manobra, funcionado como um co-piloto. A Citroën não disponibilizou o custo comercial do carro, mas sabe-se que esse modelo C3, sem a tecnologia especial para estacionar, custa aproximadamente R$ 40 mil.

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