Edição nº2595 19/09 Ver edições anteriores

Ricardo Boechat

Com Ronaldo Herdy

ALTA RODA

Água fria

A brasileira Lilly Safra, 11ª mulher mais rica do mundo, foi manchete em outubro passado ao vender sua mansão na Riviera Francesa por 500 milhões de euros, o mais alto preço pago por imóvel residencial no mundo. Na quarta-feira 18, o misterioso magnata russo comprador desistiu do negócio. Lilly teria recebido a polpuda multa rescisória, para alegria dos 50 jardineiros da propriedade, que adoram a patroa.

i96509.jpg

EDUCAÇÃO

Rigor

O Conselho Nacional de Educação fixou esta semana novas – e duras – regras para o credenciamento e o recredenciamento de Centros Universitários. Hoje, há 120 instituições do gênero no País. Agora, só abrirá as portas quem na avaliação do MEC tirar nota mínima 4, em uma escala que termina em 5. Antes, o 3 bastava.

 i96510.jpg

FUTEBOL

Jogo bruto

O Brasil só sediará a Copa em 2014. Mas o vale-tudo já domina a briga entre as cidades candidatas aos jogos. No dossiê enviado à Fifa, o governo de Mato Grosso do Sul enaltece Campo Grande e desanca Cuiabá. Diz que a concorrente direta é 3 graus Celsius mais quente, registra mais assaltos a bancos e é capital do Estado campeão de queimadas no País. O revide está a caminho.

AGRICULTURA

Na cabeça

O gaúcho Alberto Broch será eleito presidente da Contag, durante o 10º Congresso Nacional dos Trabalhadores Rurais, de 10 a 14 de março, em Brasília. Filiados à entidade, hoje cerca de 100 mil pequenos agricultores estão acampados esperando terra para cultivar.

DIPLOMACIA

O retorno

Único brasileiro a ocupar o cargo de secretário-geral da OEA, Baena Soares poderá voltar para a organização. O governo brasileiro está lançando a candidatura do embaixador para membro da Comissão Jurídica Interamericana, órgão da entidade. A decisão sairá em junho, em Honduras.

IMPRENSA

Profissão perigo

A Prefeitura de Goiânia vai construir uma praça para homenagear jornalistas mortos no mundo no exercício da profissão. Nos últimos dez anos, foram mais de 1.300. No Brasil, só em 2008, quatro foram assassinados. O artista plástico Siron Franco assinará o monumento central, cinco blocos de granito de 40 toneladas, representando os continentes.

ANISTIA

Dia D

A Comissão de Anistia aproveitará os 40 anos do Decreto-Lei nº 477, na sexta-feira 27, para julgar, no Rio, pedidos de indenização de professores e alunos punidos na ditadura. Ministro da Educação à época, Jarbas Passarinho se defende. "Não sou pai do 477. Quando cheguei ao cargo, em 1969, o decreto estava lá. Confirmei 39 punições, num universo de 800 mil estudantes nas universidades. Outros 106 absolvi."

i96511.jpg

MERCADO

“Porca miséria"
No manifesto que enviou ao governo na terça-feira 17, a Associação Paranaense de Suinocultores reivindicou, entre uma ajuda econômica e outra, “a imediata extradição do italiano Cesare Battisti”. Mas, afi nal, o que a linguiça tem a ver com o toucinho? Os criadores explicam: “A devolução do terrorista ao seu país ajudaria a abrir a União Europeia à carne de porco do Brasil.”

  i96687.jpg

ESPORTES

Quem manda
A Federação Internacional de Voleibol vai se reunir no mês que vem em Lausanne, na Suíça, para examinar uma proposta brasileira. A de que as vagas para as competições de duplas em areia, já para as próximas Olimpíadas, sejam atribuídas aos países e não mais aos atletas. Com isso, as confederações nacionais teriam a liberdade de escalar os melhores em atividade, na hora de formar suas respectivas seleções.

i96688.jpg

CRISE GLOBAL

Voo livre

As passagens aéreas dos EUA para o Brasil, que custam regularmente US$ 1.800, são vendidas por companhias americanas por US$ 375 (80% de desconto) neste início de ano. Ainda assim, muitas empresas operam por lá bem abaixo de sua capacidade.
 

CGU

Nome sujo

Criado há dois meses, o Cadastro Nacional de Empresas Inidôneas não para de engordar. Em fevereiro, alcançará a marca de mil companhias impedidas de negociar com a administração pública, por desrespeito a antigos contratos. Além dos arquivos da Controladoria-Geral da União, alimentam a fogueira os bancos de dados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Paraná, Sergipe e Espírito Santo.

ECONOMIA

Novo destino?

Nos ministérios da área econômica há conversas sobre o uso dos recursos do Cofins em projetos de infraestrutura. Isso benefi ciaria o PAC. A mudança passa pelo envio de proposta de emenda constitucional ao Congresso. A receita do Cofi ns (fruto da taxação de 3% a 7,6% do faturamento das empresas) é da Seguridade Social.

AUTOMÓVEIS

Sobre rodas

Famosa por produzir carrões luxuosos, a Bentley estuda abrir a primeira concessionária no Brasil, ainda neste ano, apesar da crise. Os grupos Rodobens e Caraigá Veículos, do setor automotivo, teriam como sócio na representação da marca inglesa o investidor paulista Toninho Abdalla.

TRÂNSITO

Era samba?

No dia 15 de dezembro, no auditório do Ministério da Justiça, Tarso Genro anunciou, solenemente, que compraria dez mil bafômetros para os órgãos de fi scalização de trânsito em todo o País. Na véspera do Carnaval, o número de aparelhos entregues às polícias militares dos Estados era igual a zero. Tarso deve ter discursado após beber.

TEVÊ

 


Ao vivo
José Mojica Marins
fez uma visita guiada com o historiador Milton Teixeira pelo cemitério São João Batista, no Rio de Janeiro, para a nova temporada de O estranho mundo de Zé do Caixão que estreia em abril. Ele percorreu os jazigos de Carmen Miranda, Cazuza, e Santos Dumont. Ficou surpreso com túmulos com elevador e lápides bem-humoradas, onde se lia “fui e já volto”.

i96689.jpg


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2019 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.