Medicina & Bem-estar

Alternativa para crianças

Meditação, ioga, acupuntura e outras terapias complementares começam a ser mais usadas por jovens

Alternativa para crianças

Um fenômeno começa a ser observado com maior intensidade no campo das terapias complementares. É crescente o número de crianças e adolescentes que fazem uso de métodos como ioga, acupuntura, meditação ou quiropraxia (técnica que corrige alterações articulares por meio da manipulação manual). Essa onda ocorre no mundo todo. Nos Estados Unidos, por exemplo, uma pesquisa feita pelo Centro Nacional de Medicina Complementar e Alternativa (NCCAM), órgão do sistema de saúde do governo americano, mostrou que 12% dos jovens com menos de 18 anos submetem-se a esta categoria de tratamento. Os pesquisadores entrevistaram 9,4 mil adultos, que responderam por seus filhos.

+ A terapia do som
+ Entidade que defende terapia vem ganhando espaço via web
+ Está perdendo cabelo? Conheça terapias capilares que podem conter a queda

É a primeira vez que as autoridades americanas investigam o tamanho deste tipo de atendimento. Na opinião dos responsáveis pelo trabalho, os dados são relevantes, principalmente se for considerado o fato de que as crianças tendem a ser mais saudáveis do que os adultos. Portanto, era de se esperar que o total de usuários dos métodos com idade abaixo dos 18 anos não fosse tão grande. “Mas o que vimos foi um número substancial de demanda”, afirma Richard Nahin, coautor do estudo.

No Brasil, não existem dados sobre a procura. Mas na agenda dos consultórios especializados há cada vez mais espaço para crianças e adolescentes. Entre os métodos mais solicitados está a acupuntura. Com resultados terapêuticos comprovados e incluída na lista de opções de tratamentos complementares de instituições renomadas da medicina tradicional, a técnica sofre algumas adaptações quando é aplicada ao público infantil. As tradicionais agulhas são substituídas por laser ou por pequenas esferas de ouro ou prata. Durante as sessões, o laser é disparado nos pontos de estímulo. As esferas também são colocadas nesses pontos, causando efeitos semelhantes aos promovidos pelas agulhas. Na clínica do médico Ruy Tanigawa, presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura, há, por exemplo, muitos pacientes mirins portadores de distúrbios do sono. “Muitos pais preferem a acupuntura a um medicamento”, explica. “Eles temem ver seus No Brasil, não existem dados sobre a procura. Mas na agenda dos consultórios especializados há cada vez mais espaço para crianças e adolescentes. Entre os métodos mais solicitados está a acupuntura. Com resultados terapêuticos comprovados e incluída na lista de opções de tratamentos complementares de instituições renomadas da medicina tradicional, a técnica sofre algumas adaptações quando é aplicada ao público infantil. As tradicionais agulhas são substituídas por laser ou por pequenas esferas de ouro ou prata. Durante as sessões, o laser é disparado nos pontos de estímulo. As esferas também são colocadas nesses pontos, causando efeitos semelhantes aos promovidos pelas agulhas. Na clínica do médico Ruy Tanigawa, presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura, há, por exemplo, muitos pacientes mirins portadores de distúrbios do sono. “Muitos pais preferem a acupuntura a um medicamento”, explica. “Eles temem ver seus filhos ainda tão jovens usando remédios para dormir.”

Outras alternativas bastante procuradas são a ioga e a quiropraxia. Cada um à sua maneira, ambos os métodos ajudariam no tratamento de muitos problemas ligados ao humor ou melhorariam a coordenação motora, postura e até a disciplina. As crianças de seis a 12 anos que frequentam as aulas de ioga do Espaço Nirvana, no Rio de Janeiro, por exemplo, manifestam boas condições de saúde e bem-estar. As aulas misturam os conceitos e posturas da ioga com jogos teatrais. De forma lúdica, os participantes aprendem habilidades importantes, como poder de concentração e equilíbrio, enquanto se divertem. “O ganho é enorme. Isso as ajuda na vida na escola e em casa”, afirma o professor Antonio Tigre.

No caso da quiropraxia, o benefício pode vir na forma do alívio de dores. Foi o que aconteceu com a estudante Daniele Xavier, 12 anos. Com indicação cirúrgica para tratar uma escoliose, a garota teve o quadro revertido depois de fazer sessões da técnica e deixou de tomar os analgésicos contra a dor. “Isso é possível porque o ajuste da coluna e exercícios de fortalecimento da musculatura promovem esses benefícios”, explica a quiropraxista Nathalia Aukstinaitis.

i96504.jpg

Lúdico Tigre e seus alunos Pedro e Raquel (à frente)
e Antonio (atrás, à dir.) e Joaquim.
Na aula, o professor mistura posições da Ioga com brincadeiras

“A ioga ajuda as crianças a desenvolver melhor a concentração e o equilíbrio”
Antonio Tigre, professor

É claro, porém, que os métodos complementares precisam ser encarados como tal, ou seja, são auxiliares e não substituem os tratamentos da medicina tradicional. Isso vale para adultos e crianças. Além disso, muitas das técnicas ainda não foram submetidas a nenhum tipo de investigação científica. Mas a médica Josephine Briggs, diretora do NCCAM, acredita que as conclusões do estudo americano podem ajudar a mudar esse cenário. “Seus resultados reforçam a necessidade de pesquisas sobre a segurança e eficácia dessas terapias”, defende.

“Também é preciso que os responsáveis pelas crianças discutam claramente com seus médicos sobre a inclusão desses recursos durante um tratamento”, recomenda.

i96503.jpg



Veja também
+ Em pose sexy, Cleo Pires afirma: "Amando essa minha bunda grande"
+ Viih Tube é elogiada por look transparente com fio-dental após ataque de haters
+ Corpo de jovem desaparecido é encontrado em caçamba de lixo
+ Vídeo: Apresentadora é arrastada por cachorro durante programa ao vivo
+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago
+ Vídeo: família é flagrada colocando cabelo na comida para não pagar a conta
+ Tudo o que você precisa saber antes de comprar uma panela elétrica
+ Instituto Gabriel Medina fecha portas em Maresias
+ Agência dos EUA alerta: nunca lave carne de frango crua
+ Passageira agride e arranca dois dentes de aeromoça
+ Gel de babosa na bebida: veja os benefícios
+ Truque para espremer limões vira mania nas redes sociais
+ Yasmin Brunet quebra o silêncio

Tópicos

Como achar uma terapeuta? Como aliviar dor intensa? Como funciona uma sessão de terapia? Como saber se a terapia está fazendo efeito? Como saber se preciso de ajuda psicológica? Como saber se preciso de um psicólogo ou psiquiatra? O que acontece em uma terapia? O que é a terapia cognitiva comportamental? O que é a terapia da dor? O que é a terapia junguiana? O que é a terapia? O que é melhor psicólogo ou terapeuta? O que é o médico fisiatra? O que é o que é fisioterapia? O que falar na primeira sessão de terapia? O que falar na sessão de terapia? O que faz a Clínica da Dor? O que o psicólogo não pode fazer? O que pode ser dor muito forte na coluna? O que se diz a um psicólogo? O que trata a especialidade de reumatologia? Para que serve a terapia? Quais as linhas de terapia que existem? Quais as terapias mais procuradas? Quais são as diferenças entre a atuação de um fisioterapeuta e a de um ortopedista? Quais são as principais psicoterapias? Quais são os tipos de terapeutas? Quais são os tipos de terapia? Quais são os tipos de terapias alternativas? Quais são os tipos de terapias existentes? Qual a diferença de fisiatria e fisioterapia? Qual a diferença de terapeuta psicólogo e psiquiatra? Qual a diferença entre psicanálise e psicoterapia? Qual a diferença entre psicologia e terapia? Qual a diferença entre psicólogo e terapeuta? Qual a formação do fisiatra? Qual a melhor injeção para dor na coluna? Qual é a função de um terapeuta? Qual é o analgésico mais forte que existe? Qual é o analgésico mais potente? Qual é o objetivo de uma psicoterapia? Qual é o papel de um psicólogo? Qual é o papel do psicólogo na sociedade? Qual é o papel do psicólogo social? Qual é o profissional que faz terapia? Qual o médico que cuida da coluna vertebral? Qual o melhor remédio para dor intensa? Qual o melhor remédio para dor na coluna cervical? Qual o melhor tipo de terapia para ansiedade? Qual o papel do psicólogo na psicoterapia? Qual o remédio mais forte para dor na coluna? Quando a terapia faz mal? Quando devo procurar um fisiatra? Quando procurar um psicoterapeuta? Quanto ganha um médico fisiatra? Quem deve fazer psicoterapia?