Edição nº2501 17.11 Ver edições anteriores

Sem passivo

O Conama publicará resolução que legalizará as plantações de pequenos produtores nas Áreas de Preservação Permanente (APPs)

Com Ronaldo Herdy

Ibama
Sem passivo

Boechat_01.jpg

O Conama publicará resolução que legalizará as plantações de pequenos produtores nas Áreas de Preservação Permanente (APPs). As multas do Ibama a donos de lavouras frutíferas em encostas e de arrozais em várzeas serão canceladas. A medida, proposta no ano passado pelo então ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, beneficia exclusivamente a agricultura familiar, em que atuam quatro milhões de trabalhadores.

2018
Duas sedes

Embora Canadá, Catar, Rússia e Inglaterra também disputem o privilégio de sediar uma Copa, quem apostar que o Mundial de 2018 terá a sede dividida entre Espanha e Portugal tem boas chances de acertar. “Essas conversas estão bem mais adiantadas do que muita gente imagina”, disse à coluna, na quinta-feira 20, um dirigente da Fifa. “Pode-se dizer que as reações à candidatura ibérica têm sido surpreendentemente positivas.”

FIFA
Em campanha?

Boechat_03.jpg

Da Copa da África depende o destino de Ricardo Teixeira. Não na CBF, onde tem cacife vitalício, mas na presidência da Fifa. Ele vem sendo estimulado por cartolas de vários países a antecipar de 2015 para o ano que vem sua candidatura ao comando da entidade, em oposição à reeleição do suíço Joseph Blatter. Não se pode dizer que Teixeira descarte a ideia. Mas estará mais propenso a abraçá-la se o Brasil voltar campeão.

Negócios
Lá fora

Empresa 100% brasileira, a Bourbon Hotéis & Resorts quer fincar os pés em Havana. As negociações estão avançadas. Enquanto isso, o grupo festeja sua primeira unidade internacional, em Assunção. O investimento de US$ 30 milhões, a ser inaugurado em maio de 2011, é uma parceria com a Conmebol. Daí que dentro do hotel funcionará o Museu do Futebol Sul-Americano.

Biodiesel
Devagar

Lançado em 2003, ainda patina o Selo Combustível Social, cujo objetivo é colocar o pequeno agricultor na cadeia produtiva do biodiesel. Entre os problemas, a falta de controles socioambientais e fundiários. O Ministério do Desenvolvimento Agrário também tem sua parcela de culpa. Lá, menos de cinco funcionários analisam os pedidos de inscrição de usinas interessadas no selo que garante incentivos fiscais e presença privilegiada nos leilões de biodiesel da ANP. Aliás, o próximo pregão ocorrerá na segunda quinzena do mês que vem.

A número 2
Sem botinadas

Boechat_02.jpg

Torcedor ferrenho do Clube América Mineiro e grande apreciador de cerveja, Fernando Brant não vai trocar de time. Mas deixou a Brahma de lado. Tudo porque repudia o comercial da cerveja no qual Dunga, com cara de zangado, convoca o torcedor para uma espécie de guerra. “Pregam garra, raça, com olhos e vozes de ódio. Na África do Sul haverá jogos de futebol, não batalhas campais. O futebol é algo lúdico. Em nome do patriotismo não deveria haver estímulo à pancadaria.”

STF
Olho vivo

Boechat_04.jpg

O Supremo Tribunal Federal está prestes a tomar decisão que pode favorecer a procuradora Vera Lúcia de Sant’Anna Gomes, presa no Rio acusada de torturar uma menina de dois anos que estava sob sua guarda para adoção. Julgando um caso semelhante ocorrido no Paraná, o STF decidirá se procuradores aposentados têm direito a foro privilegiado no STJ. A votação no STF está dois a dois. 

Tevê
Menos clientes

O Canal Brasil contabiliza a perda de 120 mil assinantes, desde o fim do ano passado. Nada a ver com mudanças na programação, que continua focada em conteúdo verde-amarelo. O problema é que a Sky não teria incluído o canal 66 nos seus novos pacotes. Como há contrato entre as partes, a atitude pode acabar nos tribunais.

Indios
Quer punir

O Ministério Público Federal já pediu à Polícia Federal para identificar os seguranças da Câmara dos Deputados que agrediram índios no plenário da Casa, na quinta-feira 20. O grupo protestava contra a reestruturação da Funai. “A truculência não pode ficar impune e mostra como certas autoridades encaram os problemas das minorias” diz o subprocurador Moacir Guimaraes, autor do pedido de investigação.

Sociedade
Oi Amigo!

Na maior capital do país, onde as pessoas são capazes de ­dividir o elevador sem tocar um ­cumprimento durante décadas, a Sociedade Beneficente Clemente Ferreira lançou em São Paulo o programa “Conheça seu vizinho”. Até agora conseguiu mobilizar pessoas no entorno da Praça Roosevelt, no Centro. O projeto de reforma do espaço priorizará mobiliário de uso coletivo.

Pesquisas
Novos critérios

A ABNT criou um comitê para atualizar uma norma de 2006, sobre as atividades de pesquisa social, de opinião e de mercado. A primeira reunião de trabalho será dia 1 de junho, na sede da entidade, em São Paulo. A decisão vem em meio à polêmicas sobre critérios de aferição das intenções de voto de eleitores para as eleições de outubro.

Protesto
Para ensurdecer

Boechat_05.jpg

Com apoio da bancada ruralista, quatro entidades que representam interesses de produtores agrícolas articulam levar cinco mil filiados ao Congresso, na primeira semana de junho, para exigir a votação da reforma do Código Florestal, que impõe restrições ambientais ao setor. A característica do protesto será o barulho. Os manifestantes farão um panelaço.

Cinema
Escritor filmado

Depois de “A hora e a vez de Augusto Matraga”, filme em fase final de produção, dois outros clássicos de Guimarães Rosa poderão ser adaptados para o cinema. “Duelo” e “O Burrinho Pedrês” despertaram o interesse de produtores que negociam com os herdeiros do grande mestre da literatura. 

Justiça
Quem dançou

Boechat_06.jpg

Esta semana, o STJ considerou a Justiça brasileira apta a julgar uma ação movida no Brasil contra uma empresa sediada no exterior. Uma dançarina carioca contratada por boate espanhola terá direito à indenização após imagens sensuais suas serem colocadas no site da casa de shows, sem autorização. “A internet é território livre, mas seus excessos – como o uso de fotos não autorizadas – devem ser punidos” diz o tribunal.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2017 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicações Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.