Nesta quarta-feira, às 15h00, a Portuguesa de Desportos enfrenta o Taboão da Serra no campo adversário. O confronto vale pela segunda rodada da Copa Paulista. Os dois times estão no grupo 4. E o time da capital tem uma atração: o centroavante Matheus, de 21 anos. Afinal, ele foi o autor do gol mais bonito do último final de semana no Brasil. Gol de bicicleta, que determinou a vitória sobre o Nacional da Lapa por 1 a 0. O vídeo do lance viralizou e já existe a campanha de indicar a jogada a concorrente do Prêmio Puskas, da Fifa. E tudo isso logo na partida de estreia do jogador.

Assista ao vídeo do gol

Matheus assinou contrato até o ano que vem com a Portuguesa, depois de disputar o campeonato paranaense jogando pelo Rio Branco de Paranaguá. E ele bem que tentou entrar na base da Lusa. “Fiz teste quando tinha 10 anos”, disse o paulistano do bairro do Jabaquara. A família estava no estádio do Canindé e viu de perto o golaço do Matheus: a mãe Pedrina, o pai Tita, o irmão mais velho Michael (homem de TI) e a namorada Jaqueline.

A Portuguesa está em terceiro lugar na chave, ficando atrás de Audax e Atibaia, que também venceram na primeira rodada e marcaram mais gols. O técnico Alan Aal deve manter a mesma formação da estreia. “Ele tem uma proposta de jogo legal, sempre pressionando em cima, com postura de time grande”, disse Matheus à Coluna do Boleiro.

Coluna do Boleiro – Você já tinha feito um gol de bicicleta antes desse?
Matheus – Nunca tinha feito um gol de bicicleta, mas sempre tentei. Uma vez, a bola passou perto,mas não entrou. Foi a primeira vez na vida.

Como você decidiu tentar?
Cara, é meio por instinto de atacante. A bola veio na medida, ficou mais tranquilo para executar o movimento.Só que na hora, nem pensei assim. Só falei: ‘tenho que fazer este gol de qualquer jeito’. Aí veio a ideia da bicicleta.

Como você percebeu que tinha dado certo?
Quando eu vi a torcida comemorando. Nem cheguei a ver a bola entrar.Só vi o gol direito depois, quando vi os vídeos que me mandaram. Na hora nem acreditei que tinha feito o gol. Fiquei bem feliz, ainda mais sendo o gol da vitória.

E a repercussão?
Cara, meu gol foi escolhido o mais bonito do final de semana no programa da ESPN (Linha de Passe). Nem acreditei. Meu gol foi eleito o mais bonito! Ainda não estou acostumado. Acho que a ficha não caiu que ia viralizar deste jeito. Mas tenho que manter a cabeça no lugar. Não quero ser conhecido só por este gol. Quero ser conhecido por ser artilheiro da Portuguesa na Copa Paulista e ajudar o time no torneio.

Agora você virou atração.
Estrear com este gol foi demais, mas preciso manter a pegada. A Portuguesa enfrenta dificuldades, mas para os jogadores, a diretoria é muito atenciosa e séria. Temos um centro de treinamento que tem tudo o que precisamos. Para este jogo contra o Taboão da Serra, concentramos num hotel um dia antes e fizemos reconhecimento do gramado porque ele é de grama sintética. Vai dar trabalho para quem joga pelos lados, porque a grama arranha.

Você é centroavante daqueles que ficam na área?
Não. Sou um atacante de bastante mobilidade, caio pelos lados e, apesar de ser alto (1,81m), acho que sou veloz porque tenho passada larga.

Matheus na concentração da Portuguesade Desportos