St. Elsewhere, com Gnarls Barkley (Warner) – Sensação atual da música pop, essa dupla americana faz um turbinado coquetel de soul, funk, gospel e hip-hop como não se via desde o auge de Prince. Os vocais ficam a cargo de Cee-Lo (ou Thomas Calloway), cuja garganta poderia pertencer a Al Green ou a Roland Gift, do Fine Young Cannibals. Danger Mouse (ou Brian Burton), o homem por trás do segundo disco da banda virtual Gorillaz, cuida do feitiço sonoro. Usando trechos de obscuras canções dos anos 60, instrumentos antigos e muita colagem sonora, ele consegue unir as novas tendências da música negra de forma altamente criativa. O tom é geralmente alegre, mas as letras falam de loucura, suicídio e outros temas mórbidos.

Livros
Vale pelo estilo
Cartas de viagem e outras crônicas, Campos de Carvalho (José Olympio Editora, 126 págs., R$ 25) – Autor de O púcaro búlgaro, o escritor mineiro falecido em 1998 ficou conhecido pelo bom estilo e pelo absurdo de suas histórias. Essa coletânea não foge à regra e inclui, por exemplo, cartas escritas no estrangeiro e endereçadas a ele próprio.

Cinema
Faltou o Oscar
Transamérica (Em cartaz em São Paulo na sexta-feira 14) – Os acadêmicos de Hollywood erraram em não dar o Oscar para a atriz Felicity Huffman, da série Desperate housewives, pelo papel de Bree Ousbourne, um transexual que descobre ser pai de um adolescente rebelde uma semana antes de fazer a operação definitiva. Felicity salva até os momentos mais fracos da comédia dramática, tornando crível um transexual de humor fino e atitudes hiperconservadoras. Para não deixar o personagem sozinho em sua extravagância, o diretor Duncan Tucker aproveita a viagem que Bree faz com o filho de Nova York a Los Angeles para enquadrar uma galeria de gente do interior americano, provando que de perto ninguém é mesmo normal.

DVD
Bastidores de Kennedy
Primárias (VideoFilmes) – Marco do chamado cinema direto (gênero de documentário que abre mão de entrevistas e narrações em proveito de uma visão mais arguta dos acontecimentos), Primárias acompanha a campanha do senador John F. Kennedy pela vaga de candidato do partido democrata à Presidência dos EUA, em abril de 1960. Ex-correspondente da revista Life, o diretor Robert Drew conseguiu imagens antológicas, como o nervosismo de Jackie Kennedy diante de uma comunidade polonesa.

Discos
Nas paradas dos EUA
Loose, com Nelly Furtado (Universal) – Canadense de ascendência portuguesa, a cantora Nelly Furtado sempre gostou de misturas sonoras. Dessa vez ela somou dance music com pop latino (canta até em espanhol em faixas como No hay igual e Te busque), conquistando o primeiro lugar nas paradas americanas.