Ultimamente tenho encontrado vários amigos que, ao saberem que moro em Salvador e que decidi levar uma vida mais Zen, imediatamente me dizem: "Ê, que vida boa! Quem dera eu pudesse levar a vida assim, na moleza".

No começo, confesso que ficava chateado. Afinal, a vida Zen – ou a busca do equilíbrio em sua vida – requer vontade e esforço.

Estava refletindo sobre isso outro dia e cheguei à conclusão que, para levar uma vida Zen, uma pessoa tem que estar aberta a um certo desconforto.

Passei muitos anos de minha vida trabalhando mais de cem horas por semana, de reunião em reunião. Sem tempo para mim, minha família ou meus filhos.

Reclamava do excesso de trabalho, do trânsito e da dificuldade em ter equilíbrio em minha vida. Era, em carne e osso, a típica pessoa na busca da qualidade em sua vida.

Hoje vejo que tudo aquilo era muito confortável. Afinal, a maioria dos meus amigos reclamava da mesma coisa. Era, então, parte de uma "comunidade".

Quando decidi mudar minha vida para verdadeiramente buscar mais qualidade, descobri que era mais difícil que imaginava.

Além de ter de me adaptar a um local diferente (Bahia), tive de aplicar muita auto-disciplina e determinação. Porque não é fácil se acostumar a viver sem o barulho e o estresse de cada dia.

Escrever foi um dos caminhos que encontrei para exercitar meus pensamentos na falta de bons papos com amigos. Meditar ajudou também.

Dois anos após a decisão, ainda não posso dizer que estou confortável com a mudança. No início deste ano, cheguei a considerar voltar a ter um apartamento em São Paulo para passar mais tempo lá.

O fato é que muitas vezes não melhoramos nossa qualidade de vida porque, como aprendi na prática, é desconfortável.

Somos críticos de plantão de nosso status quo. É mais fácil e cômodo reclamar do que ter a verdadeira vontade ou coragem para mudar ou abraçar a incerteza de um mundo novo.

Se você realmente quer mudar, esteja pronto para deixar essa vida confortável de lado e se dedique para que isso aconteça.

Não vai ter nada de mole, mas vai valer muito a pena.