11/05/2010 - 16:00
Neymar vai ter de esperar até 2014 Ganso era a surpresa mais esperada
Após o anúncio dos selecionados, começou a repercussão pelos “esquecidos” Adriano, Ronaldinho, Ganso e Neymar. E o tititi ganhou alcance mundial. O site oficial da Fifa comentou as ausências de Ronaldinho e Adriano. De acordo com texto publicado no site, os dois foram as principais ausências da lista de Dunga.
De acordo com a entidade, o técnico lembrou as muitas chances dadas a Adriano para justificar a ausência do atacante do Flamengo. De acordo com Dunga, Adriano teve diversas oportunidades, mas não as aproveitou. Além disso, foi sempre bem-vindo, mas, segundo Dunga, "tem horas que a razão fala mais do que o coração".
Sobre Ronaldinho, o texto publicado não citou frases do treinador. Apenas mencionou que o atacante voltou a jogar bem nesta temporada, com a camisa do Milan, e foi melhor do mundo em 2004 e 2005. Com Dunga, Ronaldinho disputou parte das Eliminatórias e também os Jogos Olímpicos, mas não é convocado desde meados de 2009.
Um choque. Desta forma, Adriano, sua família e o empresário Gilmar Rinaldi receberam a notícia da não convocação para a Copa do Mundo. Procurado pela reportagem do Lancenet, o empresário, que acompanhou a divulgação da lista na casa da mãe do jogador, pediu um tempo para assimilar a situação.
"Estamos todos muito tristes. Não tem o que falar nesse momento. Precisamos pensar e deixar a poeira assentar", disse Rinaldi.
Em vez de lamentar a ausência de Adriano, o Flamengo celebrou a convocação do meia Kleberson. No site oficial do clube carioca, o jogador é considerado "o Flamengo" no mundial. Já o atacante, que foi titular na Copa de 2006 e esquecido pelo treinador, não foi citado.
Meninos da Vila
Tristes, mas conformados. Foi essa a reação dos craques santistas Neymar e Paulo Henrique ao serem informados de que não jogariam a Copa do Mundo. Eles acompanharam a divulgação dos 23 nomes no CT Rei Pelé ao lado do restante do grupo.
"Eles estavam ansiosos, mas depois entenderam que não deu. Ficaram cabisbaixos, mas acontece. O jeito foi parabenizar o Robinho, que vai nos representar na Copa do Mundo", disse o zagueiro Bruno Aguiar.
O jovem meia Breitner, que acompanhou os garotos desde as categorias de base, esteve com a dupla antes da convocação e disse que, apesar de ligeira ansiedade, estavam tranquilos esperando a lista.
"Eu almocei com eles, depois acabei indo embora, mas eles não pareciam estar muito nervosos com a lista. Eles mal falavam disso, foi um dia quase normal, apesar de ser muito importante", declarou o garoto.
Confirmado entre os 23 convocados, Robinho se disse contente pela oportunidade de disputar seu segundo Mundial e minimizou as ausências de Paulo Henrique Ganso e Neymar. Em entrevista à TV Globo, o atacante declarou que a dupla da Vila Belmiro terá mais chances no futuro.
"Qualquer jogador fica triste (com a ausência na convocação), mas eles sabem a qualidade que têm. Haverá mais convocações mais pra frente, eles são jovens ainda e terão oportunidade", afirmou Robinho, que também prometeu "muita garra e vontade" nos gramados sul-africanos.
Antes de sair a lista, o técnico do Santos, Dorival Júnior, já havia falado que achava difícil a convocação de Paulo Henrique e Neymar para a Copa do Mundo. E, após o anúncio dos 23 jogadores, o treinador santista preferiu destacar o futuro promissor que os dois jogadores terão pela frente.
"Tudo era uma sequência. Claro que, se eles fossem agora, seria ótimo. Mas não aconteceu e eles não podem e nem vão se abater. O que eles têm de fazer é continuar se preparando, pois um dia certamente estarão lá", disse Dorival.
O comandante do time alvinegro voltou a lembrar que o fato de terem faltado oportunidades para que Ganso e Neymar fossem testados em amistosos, ante da convocação final, pode ter feito a diferença na hora da definição do grupo que irá para a Copa.
"O trabalho do Dunga foi muito consciente e é natural, como ele não observou os dois mais de perto, que eles não tenham sido lembrados. Isso aí, você queira ou não, influenciou, pois o Dunga não pôde avaliá-los de uma maneira mais correta", comentou.
Apesar disso, Dorival Júnior confia que os dois deverão estar defendendo a Seleção no futuro, possivelmente na Copa de 2014, que será realizada no Brasil. "Eles estavam, estão e estarão preparados para jogar na Seleção em breve. Se Deus quiser, isso irá acontecer, porque se tratam de dois grandes jogadores, que ainda vão crescer muito no futebol", exaltou.
Álbum de figurinhas
Na lista da Seleção Brasileira convocada por Dunga, não constam três nomes que figuravam no álbum oficial do Mundial da África do Sul, que virou mania entre os torcedores nos últimos meses.
No álbum, que trazia figurinhas de 17 jogadores brasileiros (e não dos 23 convocados), estavam presentes o lateral esquerdo André Santos (do Fenerbahce), o meia-atacante Ronaldinho (do Milan) e o atacante Adriano (do Flamengo).
No lugar de André Santos, na lateral esquerda, Dunga convocou Gilberto (do Cruzeiro) e Michel Bastos (do Lyon), jogadores que não atuam nesta posição em seus clubes.
Já Ronaldinho, que segundo Dunga disputava vaga no ataque, e Adriano perderam a vaga para Grafite, companheiro de Robinho, Luís Fabiano e Nilmar no comando ofensivo da Seleção Brasileira.
Confira a relação de convocados aqui