05/05/2010 - 16:16
O escritório de arquitetura suíço RAFAA se inspirou no trabalho Waterfall, do artista islandês Olafur Eliasson, para criar um projeto de monumento artístico para as Olimpíadas do Rio de Janeiro em 2016. A proposta, chamada Solar City Tower, é uma imensa cascata feita de panéis solares e foi desenvolvida para a Architecture Competition for the Olympic Games 2016.
O objetivo do monumento não seria o de apenas embelezar, mas também ajudar a gerar energia durante o período dos jogos e economizar na emissão de carbono. O projeto original situa o monumento em uma das ilhas localizadas na bahia de Guanabara e além de gerar energia, teria espaço para um imenso anfiteatro. Segundo o RAFAA, “assim como o Cristo Redentor simboliza a forte tradição católica do país, a Solar City Tower, representaria o importante papel brasileiro como nação símbolo da liderança ambiental do séc 21”.
Saiba mais sobre o projeto aqui: https://www.inhabitat.com/2010/03/19/solar-city-tower-for-rio-olympics-giant-energy-generating-waterfall/