000T_GYI0060342378.jpg

 

Um paquistanês naturalizado americano foi detido na noite de segunda-feira quando tentava fugir dos Estados Unidos e será formalmente indiciado nesta terça-feira diante de um juiz federal pelo atentado frustrado com um carro-bomba em Times Square no sábado passado.

"Às 23H45 (0H45 de Brasília, terça-feira), Faisal Shahzad foi detido", afirma um comunicado da procuradoria de Nova York.

"Agentes do FBI e do departamento de polícia de Nova York prenderam Shahazad por ter supostamente dirigido um carro-bomba até Times Square no fim da tarde de 1º de maio", completa a nota.

O carro-bomba potencialmente mortífero foi desativado no sábado na própria Times Square, centro da cidade, que tinha grande movimento.

"Shahzad, cidadão naturalizado americano nascido no Paquistão, foi detido no aeroporto John F. Kennedy depois de ser identificado pelo Departamento de Segurança Nacional, pela Alfândega e pela Guarda de Fronteiras, no momento em que tentava embarcar em um avião com destino a Dubai", completa o comunicado.
 
O presidente Barack Obama afirmou hoje que o fracassado atentado da Times Square é uma triste recordação das ameaças existentes, mas que os Estados Unidos não se deixarão aterrorizar ou serão acuados pelo medo.

Obama destacou que o FBI e as autoridades judiciais têm todas as ferramentas necessárias para investigar o ataque e provar se o paquistanês naturalizado americano suspeito detido na segunda-feira tem ligações com terroristas estrangeiros.

"A justiça será feita, nós vamos continuar fazendo tudo em nosso poder para proteger o povo americano", disse Obama.

"Este incidente é outra tristes recordação do tempo em que vivemos", completou o presidente, antes de afirmar que centenas de vidas podem ter sido salvas pela vigilância das autoridades de Nova York.

"Nós não seremos aterrorizados, nós não vamos ser acuados pelo medo", completou o presidente em um evento em Washington.