Ediçao Da Semana

Nº 2743 - 19/08/22 Leia mais

Emagrecer faz parte da lista de desejo de muitas mulheres. No entanto, com as tarefas diárias nem sempre é fácil incluir na rotina tempo dedicado às atividades físicas ou para seguir à risca uma dieta hipocalórica. Embora sejam os pilares do emagrecimento, é possível perder peso sem realizar essas práticas.

+ Os benefícios da dieta low carb para a saúde e como segui-la corretamente

+ Principais bebidas para quem quer acelerar a perda de peso

Com base em informações do “Healtline”, confira a seguir sete maneiras comprovadas para emagrecer sem dieta ou exercícios:

Mastigue bem e sem pressa

O cérebro precisa de tempo para processar que já comeu o suficiente. Portanto, mastigar bem faz com que você coma mais devagar — prática associada à saciedade. 

Mais de 20 estudos observacionais indicam que quem come mais rápido tem mais probabilidade de ganhar peso, além de ficar mais propensa a obesidade.

Use pratos menores

Usar pratos menores para comer alimentos não saudáveis pode te ajudar a comer menos, fazendo com que as porções pareçam maiores. A técnica foi resultado de uma pesquisa publicado em 2013.

Coma muita proteína

Consumir proteína em todas as refeições, além de ser uma opção saudável, aumenta a sensação de saciedade, reduz a fome e a necessidade de ingerir muitas calorias ao longo do dia. 

Em 2005, estudo apontou que aumentar a ingestão de proteínas de 15% para 30% das calorias ajudou os participantes a consumir menos calorias gerais diárias, hábito que resultou na perda de peso dessas pessoas.

Coma alimentos ricos em fibras

Assim como as proteínas, alimentos ricos em fibras também pode aumentar a saciedade. Estudos indicam que a fibra solúvel — presente em frutas, cereais, legumes e vegetais —, auxilia na perda de peso e reduz a necessidade de consumir muitas calorias ao longo do dia.

Beba água regularmente

Beber água, especialmente antes das refeições, também pode te ajudar a comer menos e auxiliar na perda de peso

Um estudo realizado com adultos descobriu que beber meio litro de água cerca de 30 minutos antes das refeições pode reduzir a fome e diminuir a necessidade de ingestão de alimentos hipercalóricos. A pesquisa ainda destacou que os que seguiram essa “regra” perderam 44% a mais de peso em um período de 12 semanas em comparação aos demais.

Vale ressaltar que os resultados podem ser potencializados ao substituir bebidas como refrigerante ou suco por água.

Se atente em sua refeição

Se afastar dos aparelhos eletrônicos e demais distrações e prestar atenção ao que está comendo pode te ajudar a consumir menos calorias.

Estudos apontam que ficar distraída durante ao comer pode aumentar a ingestão de alimentos em 10%, bem como aumentar 25% o consumo de calorias nas próximas refeições. 

Durma bem e evite o estresse

O sono e o estresse também podem impactar na perda de peso, pois têm efeitos poderosos sobre o apetite. 

Não dormir bem pode interromper os hormônios que regulam o apetite. Assim como o estresse pode aumentar a fome e os desejos por alimentos não saudáveis. Além disso, esses fatores podem elevar o risco de diabetes tipo 2 e obesidade.