Saúde da mulher

7 dicas simples para a maquiagem perfeita em mulheres maduras

Crédito: Pexels

Não importa a idade, a maquiagem sempre estará presente na vida das mulheres. Ela traz autoestima, renovação e beleza. Com o passar dos anos, mudanças na pele acabam trazendo a necessidade de cuidados especiais na aplicação desses cosméticos.


+ Motivos pelos quais você nunca deve arrancar um fio de cabelo branco 

+ De inchaço a trombose: quais os riscos dos tratamentos estéticos 

Com a aparição de rugas, marcas de expressão e o eventual ressecamento da pele, as opções de maquiagem acabam diminuindo. Por isso, existem técnicas especiais e cuidados que devem ser tomados ao maquiar a pele madura, para que o resultado seja elegante e não exagerado, sem ressaltar as marcas do tempo. Além disso, é importante que todas as mulheres tenham uma rotina de cuidados com a pele. Ela retardará os efeitos do envelhecimento e auxiliará no melhor resultado das técnicas de maquiagem. Separamos sete dicas para garantir a melhor maquiagem para pele madura com informações da “Pinkvilla”. Confira:

Teste os cosméticos nas áreas corretas

O ideal é que o teste de maquiagem seja feito sempre no rosto, em uma pequena área próxima às orelhas. Caso não seja possível, evite aplicar o produto no dorso da mão. Prefira as falanges do dedão ou o dedo indicador, e observe se o resultado é similar à textura da face.

Aplique o máximo de produto no centro do rosto

Essa é a área que mais deve ter maquiagem para cobrir rugas e linhas de expressão, por isso, concentre-se nela. Comece pelo nariz, escondendo poros e linhas. Para esconder olheiras, aplique base ou CC Cream no centro e espalhe na direção externa. Espalhar a maquiagem o máximo possível é importante para cobrir perfeitamente as áreas com imperfeições, evitando o acúmulo de produto. 

Escolha a textura de batom mais adequada a você

Caso sinta que os gloss ou batons excessivamente cremosos não se adequam mais ao seu visual, adapte-os de acordo com sua preferência. Um batom cremoso pode ser transformado em matte quando misturado a um pouco de pó facial ou algum tom similar de sombra ou bronzer. Outra técnica é: após aplicar o batom, dê batidinhas suaves nos lábios com um lenço de papel para livrar-se do excesso de produto e mudar a textura.

Para cima e para fora

Essa é a direção que você deve aplicar a maquiagem e qualquer outro cosmético facial, inclusive os de skincare, pois espalhar os produtos nessa direção ajuda a diminuir a flacidez e linhas de expressão. Novamente, comece a aplicação no centro da face e espalhe para cima e para fora. Para os produtos de skincare, você pode começar pelo pescoço e subir até a mandíbula, massageando com movimentos que “alongam” a pele, ao invés de puxá-la para baixo. 

Aplique maquiagem nas sobrancelhas antes dos olhos

As sobrancelhas emolduram o rosto, e maquiá-las primeiro garante que você entenda a quantidade de produto necessário para embelezar a área dos olhos.

Ressalte sua pálpebra móvel

Com o envelhecimento, os olhos podem tornar-se ligeiramente cansados ou caídos, o que dificulta a aplicação da maquiagem. Para resolver isso, uma boa técnica é aplicar maquiagem nas pálpebras e usar um tom mais escuro para esfumar a partir da linha dos cílios e sobre a área da pálpebra móvel. Isso garantirá um olhar mais jovem e renovado.

Aceite as imperfeições

É normal que a pele torne-se assimétrica com o passar do tempo, seja com linhas de expressão, manchas ou outros fatores. Ao invés de tentar esconder as imperfeições a todo custo e acabar exagerando na maquiagem, aceite-as e utilize os cosméticos apenas para realçar sua beleza natural!