A Netflix completa 25 anos de idade nesta segunda-feira (29). O serviço, que nasceu como uma locadora, hoje é um dos gigantes mundiais do entretenimento. Veja algumas curiosidades sobre a queridinha das pessoas que curtem o mundo do cinema e das maratonas de séries!

1. “O jeito mais fácil de alugar um DVD”

Os primeiros clientes da Netflix nos Estados Unidos podiam alugar e comprar DVDs pelos correios. O primeiro exemplar enviado para a casa de um cliente foi “Beetlejuice – Os Fantasmas Se Divertem”. Somente 10 anos depois, em 2007, é que surgiu o serviço de streaming. Em 2011, o serviço chegou ao Brasil. Em 2013, entraram os conteúdos originais na plataforma.

2.  Netflix quase no mundo todo

É possível acessar o serviço de streaming em quase todos os países do mundo, menos China, Coreia do Norte, Crimeia, Rússia e Síria. A população russa perdeu o acesso à Netflix no início da guerra contra a Ucrânia. Essa foi uma forma de retaliar a invasão. Além disso, a empresa se recusou a cumprir uma determinação do governo russo de exibir a programação das TVs estatais em seu catálogo.

3. Netflix é menino ou menina?

Alguns chamam de “O” Netflix. Outros, de “A”. Mas a própria empresa decidiu mostrar para todos como gostaria de ser chamada. Em 2015, um usuário do Twitter questionou pelas redes sociais: “‘O Netflix’ ou ‘A Netflix’ pois eu acho que seria O serviço de streaming/app não entendo por que a mídia usa ‘A Netflix’”.

A empresa não deixou barato. “Porque sou menina, simples assim  ̄\_(ツ)_/ ̄”, escreveu. Mas a resposta não foi o suficiente para ele. “O que faz de você menina?”, retrucou. “É porque eu me sinto menina. :)”, finalizou A Netflix.

4. Categorias ocultas da Netflix

O algoritmo da Netflix é tão bom que ele sabe exatamente do que gostamos. Contudo, às vezes, bate aquela vontade de assistir a algo novo, ou fora dos grupos que são mostrados. Essas são as categorias ocultas, que são acessadas ao entrar no serviço pelo desktop.

Digite https://www.netflix.com/br/browse/genre/xxx/ onde “xxx” é o número da categoria. Ação e Aventura, por exemplo, é 1365. Anime é 7424. Para acessar filmes para crianças e família é 783. Se você quer fazer uma maratona natalina, é só usar 1474017 para filmes de Natal para crianças e famílias ou 1476024 para filmes de Natal para crianças e famílias dos anos 90. Os clássicos estão no 31574, enquanto as comédias estão no 6548.

Lembrando que não são filmes e séries “ocultos”, mas sim subcategorias que não estão listadas. Elas ajudam a agrupar filmes com uma temática específica. 

5. Netflix fora do Oscar?

Existe um grande motivo de discussão entre os cineastas: as produções da Netflix devem concorrer às premiações do Oscar? Apesar de ter filmes originais que são lançados na plataforma, há críticos que acreditam que são “filmes para a TV” e, por isso, devem estar ligados ao Emmy, evento voltado para isso. Um dos maiores críticos da entrada dos streamings na premiação é o diretor Steven Spielberg.

Por isso, a 95ª edição do Oscar, que está marcada para o dia março de 2023, só aceitará a inscrição de obras que tenham data de lançamento nos cinemas entre 1º de janeiro de 2022 e 31 de dezembro de 2022. Roma, por exemplo, para que concorresse em 2019, precisou passar pelo circuito das salas de cinema por um curto período de tempo.

6. A Blockbuster já teve a oportunidade de comprar a Netflix por US$ 50 milhões

A Blockbuster já foi uma empresa líder no aluguel de VHS e DVD. Em setembro de 2000, Marc Randolph e Reed Hastings tiveram uma reunião com a diretoria da Blockbuster para que eles pudessem comprar a Netflix, que já acumulava dívidas e estava a ponto de fechar as portas. Segundo Randolph escreveu em seu livro “That Will Never Work”, a Blockbuster considerou a oferta uma grande piada. Mas assim que vi, soube o que estava acontecendo: John Antioco lutava para não rir”, relembrou.

Ironicamente, apesar das recentes perdas de assinantes, a receita da Netflix chegou a US$ 7,87 bilhões em 2022 com lucro de US$ 1,6 bilhão no primeiro trimestre, enquanto a Blockbuster encerrou as atividades em 2014.

7. Os mais assistidos da Netflix

Algumas produções da Netflix são sucesso absoluto na plataforma. “Alerta Vermelho”, por exemplo, teve 364 milhões de horas assistidas nos 28 primeiros dias de exibição. Já o famoso “Não Olhe Para Cima” chegou à marca de 359 milhões de horas no mesmo período. “Bird Box”, o terceiro colocado da lista, teve 282 milhões de horas. O “Agente Oculto”, o mais caro já produzido pela plataforma, alcançou 250 milhões de horas assistidas e é o mais assistido do ano até o momento, segundo o Olhar Digital.

No mundo das séries, “Round 6” ocupa a liderança com com 111 milhões de contas globais assistindo ao seriado nos primeiros 17 dias, enquanto Bridgerton, a segunda colocada, atingiu 82 milhões de usuários. “Sintonia”, que já tem uma 4ª temporada garantida, é a série brasileira mais assistida da Netflix, de acordo com o Estadão.