Ediçao Da Semana

Nº 2742 - 12/08/22 Leia mais

Manter a imunidade alta é essencial para a saúde, além de proporcionar mais qualidade de vida e disposição. A boa alimentação é um dos principais pilares para isso e alguns alimentos específicos podem fortalecer o sistema de defesa natural do corpo; confira a seguir 7 deles. As informações são do “Yahoo Life”.

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Gengibre

Um estudo publicado no International Journal of Preventative Medicine indica que o gengibre possui propriedades anti-inflamatórias fundamentais para combater resfriado ou gripe. Como a inflamação pode afetar a resposta imunológica do corpo, essa raiz natural pode desempenhar um papel fundamental no aumento da imunidade.

Laranja

Laranjas são ricas em vitamina C, nutriente que ajuda a fortalecer o sistema imunológico, bem como prevenir e amenizar os sintomas do resfriado comum, conforme mostra uma pesquisa realizada pelo Centro Nacional de Epidemiologia e Saúde da População, da Universidade Nacional da Austrália.

Iogurte grego

O iogurte grego é rico em proteínas e contém probióticos capazes de combater doenças. De acordo com uma publicação do jornal Korean Journal of Family Medicine, o consumo diário de probióticos pode prevenir e tratar o resfriado comum e aumentar a imunidade.

Tomate

Tomate também é um bom aliado à saúde, devido à sua alta concentração de vitamina C. Um estudo alemão publicado pela Medizinische Monatsschrift fur Pharmazeuten, mostrou que a deficiência desse nutriente pode ocasionar em um sistema imunológico mais fraco, além de diminuir a resistência à certos patógenos que podem causar doenças.

Brócolis

De acordo com pesquisadores da Universidade da Califórnia, brócolis e outros vegetais crucíferos ajudam a aumentar a imunidade, graças às suas propriedades de sulforafano, uma substância química que pode ativar genes e enzimas antioxidantes em células imunológicas específicas e, consequentemente, combater os radicais livres no corpo e evitar doenças.

Chá-verde

Chá-verde é rico em flavonóides, antioxidante que aumenta a imunidade, além de conter propriedades anti-inflamatórias, de acordo com um estudo publicado no Journal of Indian Society of Periodontology.

Ovo

Os ovos, especialmente as gemas, possuem nutrientes essenciais para a saúde. O alimento é rico em vitamina D, que ajuda a regular e fortalecer a imunidade. De acordo com um estudo publicado na revista JAMA, a ingestão de vitamina D no inverno diminui a probabilidade de pegar um resfriado ou qualquer outra infecção do trato respiratório.