Jovens vítimas

De janeiro até a sexta-feira 30, 50 mil mortes por homicídio foram registradas em países das Américas

Com Ronaldo Herdy

Américas
Jovens vítimas

 BOE-ABRE-IE.jpg

De janeiro até a sexta-feira 30, 50 mil mortes por homicídio foram registradas em países das Américas. É o que diz estudo do Observatório Interamericano de Segurança da OEA. O número equivale ao total de vítimas na Guerra do Vietnã – que durou seis anos. Jovens do sexo masculino, disparadamente, são as maiores vítimas da violência.

Aviação
Causa da queda

Quase um ano depois, ficou pronto o inquérito que apurou as causas da queda do avião Super King Air B-350, antes de aterrissar em Porto Seguro, sul da Bahia, na qual morreu o ex-diretor do Banco Garantia Roger Wright e 13 pessoas de sua família. A razão do acidente foi falha humana, segundo o relatório da Aeronáutica. Ao reduzir a altitude para ganhar visibilidade, o piloto Jorge Lang, que também faleceu, acabou acertando objeto em terra a 200 m da cabeceira da pista do Club Med.

Decoração
É luxo só

 Boe_02.jpg

Um gesto de vaidade do novo presidente do STF, Cezar Peluso, surpreendeu juízes cariocas que sempre o louvaram pela simplicidade. O ministro mandou remover para Brasília, a fim de decorar seu gabinete, objetos de arte e mobiliário dos séculos XVIII e XIX que integravam o acervo do Centro Cultural da Justiça Federal, no Rio de Janeiro. A coleção sempre esteve aberta à visitação pública. Agora, só Suas Excelências a desfrutarão.

Economia
Efeito câmbio

O site do Ministério do Desenvolvimento atualizou a lista de empresas de comércio exterior atuando no Brasil. As importadoras são mais de 24 mil. Já as exportadoras, a caminho do sexto ano consecutivo em queda, minguaram para quase metade daquele número: 12 mil. A China agradece.

Trem-Bala
Mais rolo

O Tribunal de Contas da União adiou a conclusão de sua análise do edital de concorrência do trem-bala. Não foi para ajuste de vírgulas.
Os eventuais reparos ao documento da Agência Nacional de Transportes Terrestres não foram divulgados. Não há previsão de novo julgamento.

Indústria
Sede

No primeiro trimestre deste ano, as vendas de refrigerantes no País cresceram 10%.
O percentual traduzido em número significa um consumo de quatro bilhões de litros. A melhoria na renda dos brasileiros, principalmente nas classes C e D, continua elevando a volume recorde a demanda pelo produto.

Itamaraty
Diálogo

 Boe_03.jpg

O Brasil vai oferecer ao Haiti o sistema de mediação de conflitos pela comunidade, experiência bem-sucedida do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania. Nas 17.500 audiências feitas aqui, de 2008 até agora, foram obtidos 7.250 acordos, a maioria com a solução de conflitos familiares. O ministro Celso Amorim é quem está levando a proposta brasileira ao governo haitiano.

Indenização
Menos mal

 Boe_04.jpg

Numa semana em que o STF rejeitou ação da OAB e decidiu que a Lei da Anistia vale para todos, nem tudo está perdido quando o assunto
se relaciona a atos do regime militar. Está quase pronto na Comissão de Anistia do Ministério da Justiça parecer sobre o processo em que Paloma Rocha pede reparo por perseguição política sofrida por seu pai, Glauber Rocha. A condição de anistiado dará à filha do cineasta direito a pensão mensal do governo.

Direitos Humanos
Meio-termo

 Boe_05.jpg

Terá sete membros a Comissão da Verdade que vai surgir no rastro da nova versão do Plano Nacional de Direitos Humanos, coordenado pelo ministro Paulo Vanucchi. O texto suavizado em relação à primeira versão do projeto estabelece que caberá ao grupo apurar as graves violações ocorridas em conflitos durante o regime militar, mas sem o dever de apontar os responsáveis pelos crimes. Também sumiu a questão do aborto e outros pontos polêmicos. Até sexta-feira 7, o Planalto deve encaminhar ao Legislativo o projeto de lei sobre a matéria.

Varejo
Fiel da balança

A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas vai lançar a campanha “Quero Meu Cliente de Volta” para alertar os comerciantes que a inadimplência do crédito rotativo dos cartões de crédito continua crescendo e que isso pode inviabilizar as vendas no varejo. Segundo o presidente da entidade, Roque Pellizzaro, a cada dia o setor perde mais clientes, pela falta de crédito.

Presidência
Sem fumaça

O presidente Lula comentou com um amigo em Brasília que há 80 dias não dá um trago sequer numa cigarrilha. Fala com o orgulho de quem se libera de um vício que o acompanha há anos. “Pensei que seria bem mais difícil”, acentuou. O presidente admite que a crise de hipertensão que o acometeu recentemente serviu de estímulo para mantê-lo longe do fumo.

Eleições 2010
Plano A

As conversas que o senador Sérgio Guerra (PSDB) mantém com dirigentes do Partido Progressista (PP) sobre o vice na chapa de José Serra não incluem a formação de alianças regionais com os tucanos. Em São Paulo, por exemplo, o PP terá candidato próprio, o deputado Celso Russomano, que enfrentará Alckmin.

Finanças
Via-crúcis

 Boe_06.jpg

Na semana em que os brasileiros atrasadinhos correrão para entregar a Declaração do Imposto de Renda, ­outros contribuintes obrigados a informar ao Fisco a posse de contas em moeda estrangeira no Exterior permanecerão enfrentando uma via-crúcis no Ministério da Fazenda. É que a Receita Federal não definiu um calendário fiscal para a entrega do documento.
A data muda todo ano, problema que se resolveria com um simples ato normativo do ministro Guido Mantega.

PT
Duplo ofício

Com aval de Lula, Miriam Belchior não está dedicada na Casa Civil apenas a cuidar de boa parte do Programa de Aceleração do Crescimento, fase dois. Nas horas de folga, a viúva do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel participa ativamente da campanha
de Dilma Rousseff ao Planalto.


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2020 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.