Com Ronaldo Herdy

Futebol
Xilindró da Copa

 chamada.jpg

O Ministério da Justiça vai dar pitaco nas obras dos estádios da Copa. Mas opinará na sua área de competência: a segurança pública. O ministro Luiz Paulo Barreto pedirá ao comitê organizador do Mundial de 2014 que cada arena preparada para o torneio tenha pelo menos duas cadeias. E ao lado delas salas para julgamento rápido dos torcedores brigões.

Saúde
Pente-fino

Sem aviso à imprensa, Dilma Rousseff submeteu-se a revisão médica na primeira semana de abril, no Sírio-Libanês, em São Paulo. Os exames confirmaram que ela está bem. O procedimento foi agendado ainda em setembro de 2009, quando a ainda ministra foi declarada curada de um câncer linfático, após tratamento no mesmo hospital.

Música
Quase lá

 conf_02.jpg

Caminha para um fim a briga de três anos na Justiça entre o cantor Julio Iglesias e a Sony.
O acordo em discussão daria ao cantor direito para comercialização digital das obras que fez quando era contratado da gravadora. O término da disputa vai acelerar as negociações de Iglesias com a Som Livre.
Pela brasileira sairiam três discos: um com ele cantando em português, outro em espanhol e um terceiro em inglês.

Indústria
Melhor assim

A Roche manterá sua fábrica no Rio de Janeiro. Desde junho de 2009 a unidade estava à venda. A recuperação da economia mundial parece ter ditado a decisão. Da linha de produção saem produtos conhecidos da marca, como Lexotan, Rivotril e Bactrin. A medida assegura o emprego de cerca de 400 pessoas.

Eleições 2010
Especialista capixaba

Ao que tudo indica, Paulo Souto não abrirá mão de disputar o governo da Bahia. Ele contratou a marqueteira Bete Rodrigues para fazer sua campanha. Há 20 anos, ela ajuda a eleger todos os governadores do Espírito Santo, como Albuino Azeredo, Vitor Buaiz e Paulo Hartung.
E está fechada com Ricardo Ferraço, na sucessão do governo capixaba.

Cinema 1
Carapuça carioca

O cineasta José Padilha foi impedido de usar as dependências da Câmara dos Deputados, em Brasília, para filmar “Tropa de Elite 2”. 
Michel Temer, presidente da Casa, explicou-lhe que agiu “a pedido da bancada do Rio de Janeiro”. A cena mostra as relações promíscuas de políticos fluminenses com a bandidagem carioca. Um dos personagens interpreta um ex-chefão de polícia eleito deputado com apoio das milícias.

Cinema 2
Rumo às telas

 conf_03.jpg

Segundo seus produtores, “Tropa de Elite 2”, estrelado por Wagner Moura, já está em fase de edição de imagens e, se o ritmo atual for mantido, chegará aos cinemas em setembro. A ideia é aproveitar o espaço entre a Copa do Mundo em julho e as eleições de outubro.

Campanha
Norma Rousseff

 Boechat_03.jpg

A página de abertura do site oficial de Dilma Rousseff (www.dilmanaweb.com.br) destaca três fotos alinhadas ao lado do título Minha Vida. Na da esquerda, ela surge sorridente, ainda menina; na da direita, vê-se sua imagem atual. Já na do meio, claro, os leitores concluirão que é novamente a pré-candidata quem aparece, num protesto estudantil dos anos 60. Mas testemunhas da manifestação garantem de pés juntos: a moça na imagem é a atriz Norma Bengell.

Censura
Tarja preta

 Boechat_02.jpg

O prefeito Gilberto Kassab incorporou o caboclo Ahmadinejad. Agentes da Prefeitura de São Paulo confiscaram a exposição do fotógrafo Ivan Cardoso na Galeria Paparazzi – uma “galeria de rua” que usa como espaço os muros de um colégio municipal. O motivo da intervenção foi escancarada censura. “Isso não é arte; é grotesco”, sentenciou a diretora da escola, que teve apoio da Secretaria de Educação. Entre as imagens sonegadas ao público, várias registravam performances de Hélio Oiticica (1937-1980), um dos mais importantes artistas brasileiros.

STJ
Chegou a hora

A Quarta Turma do STJ julgará na terça-feira 27 ação de um ex-fumante contra a Souza Cruz. O que diferencia o caso de tantos outros é que pela primeira vez a sentença virá de um Tribunal Superior, portanto, firmando jurisprudência em relação ao assunto. Há correlação entre a doença específica de uma pessoa e o hábito de fumar cigarro, cujos malefícios à saúde são apregoados pela medicina?

Energia
Fim do escurinho

Geradores foram instalados na reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, para a reunião de Lula com os índios. Ao saberem que os equipamentos iam ser retirados no dia seguinte houve chiadeira. Lula não perdeu o rumo. Disse que se sentia um vaga-lume. As gargalhadas que se seguiram deixaram uma dúvida no ar: se foi por conta da piada ou da promessa do presidente de fazer chegar logo o programa Luz para Todos à reserva.

Internacional
Aqui e lá

A luta contra a violência doméstica sofrida por mulheres deu a Maria da Penha mais um reconhecimento. E agora do Exterior. A Casa Branca premiou a farmacêutica com a comenda Mulher de Coragem, distribuída anualmente. Sem poder viajar aos EUA por estar recém-operada, ela recebeu a comenda em Fortaleza, do embaixador americano Thomas Shannon.

MEC
Quer entrar

 Boechat_01.jpg

Chegou às mãos de Fernando Haddad a lista de candidatos às dez vagas existentes no Conselho Nacional de Educação. A escolha pode gerar polêmica. Reynaldo Fernandes, que se demitiu da presidência do Inep em dezembro, após o vazamento da prova do Enem, quer uma cadeira. O escândalo à época prejudicou o vestibular de diversas instituições.

PSDB
Ficou de fora

Um grupo de médicos vai lançar na terça-feira 27, no Hotel Nacional, em Brasília, um amplo manifesto a favor de José Serra. É o primeiro do gênero no país. Por uma razão simples, a lista de apoio não traz a assinatura do cardiologista Roberto Khalil. Além de ter como cliente o ilustre tucano, ele também cuida da saúde do presidente Lula e de Dilma Rousseff.

Balança comercial
Espeto corrido

Empresários brasileiros vão bancar o almoço que Lula oferecerá ao presidente Mahmoud Ahmadinejad, no dia 16 de maio, em Teerã. Será um típico churrasco gaúcho com tempero de agradecimento. O Irã consome cada vez mais carne bovina brasileira, sendo destino de 23% das exportações brasileiras do produto.

fotos: Severino Silva/Ag. O Dia; Eduardo Ortega Estudio Foto; Roberto Stuckert Filho/Ag. O Globo