Sob o gélido frio do outono parisiense, centenas de pessoas se espremiam na calçada da avenida Champs-Élysées, um dos principais cartões-postais da França, no último dia 28. A atração não era a bela decoração natalina que toma conta da avenida nesta época do ano. Para desespero do papa Bento XVI – que na semana passada pediu para os fiéis evitarem o materialismo excessivo e redescobrirem o verdadeiro significado religioso do Natal –, eles estavam lá para saciar um desejo de consumo. Naquele dia, a loja da Orange havia aberto suas portas para o lançamento oficial na França do produto mais aguardado e desejado do ano no mundo: o iPhone, da Apple. A Orange é a operadora no país do telefone celular que, além de fazer e receber ligações, toca música, armazena imagens e oferece acesso à internet, tudo num aparelho que se tornou ícone de design e tecnologia.

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AGLOMERAÇÃO Multidão em Paris, no dia 28 passado, quando o iPhone começou a ser vendido na França

O iPhone provoca frenesi nas cidades em que desembarca. Nos Estados Unidos, onde a novidade chegou primeiro, também houve muita ansiedade e empurra-empurra. Quase uma semana antes do lançamento, que aconteceu em 29 de junho, os nova-iorquinos já acampavam em frente à loja da Apple na Quinta Avenida. A história também se repetiu na Alemanha, onde o produto foi lançado em 9 de novembro. Em Colônia, os funcionários das lojas distribuíram cobertores, bebida quente e pães aos clientes, que aguardavam do lado de fora, numa noite fria e chuvosa, a hora de colocar as mãos em seu sonho de consumo. O produto, oficialmente, ainda não chegou ao Brasil. Mas quem o possui (comprado no Exterior ou de revendedores particulares) provoca burburinho ao exibi-lo. Na recém-divulgada pesquisa “Natal na Rota do Luxo”, feita pela TNS InterScience, o iPhone está entre os principais produtos que figuram na lista de compras das mulheres de classe A da cidade de São Paulo.

NICK UT/AP/IMAGE PLUS

NOS EUA Liquidações de fim de ano atraem consumidores: o game Wii virou raridade

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O aparelho é um case de sucesso, mas não é o único exemplo. Este tipo de comoção é freqüente no universo dos games. Os consoles de jogos Xbox 300 (Microsoft), PlayStation 3 (Sony) e Wii (Nintendo) são concorrentes e colecionam histórias de paixão entre fãs e também de incontáveis filas em época de lançamento de versões atualizadas. A chegada do Xbox 360, dois anos atrás, seguiu estratégia semelhante à do iPhone. O segredo é estimular o desejo e cultivar o glamour em torno do produto. O lançamento da primeira versão do jogo, que já está na terceira edição nos Estados Unidos, aconteceu em uma festa superexclusiva, em pleno deserto do Mojave, na Califórnia, nos Estados Unidos. Cerca de 3.500 jogadores de diferentes partes do mundo foram convidados a participar da comemoração, que durou dois dias. Enquanto isso, os excluídos da festa enfrentavam filas e aglomerações em frente às lojas para adquirir o game. À meia-noite e um minuto de 22 de novembro de 2005, os consumidores puderam ter acesso às lojas americanas. Os lançamentos das outras versões também foram motivo de espera ansiosa no país – o último aconteceu em 29 de abril. No Brasil, a versão Premium do jogo desembarcou em 1º de dezembro de 2006.

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ESTRATÉGIA Longas filas criam impressão de exclusividade e despertam desejo

Tanto frisson para adquirir um produto intriga e surpreende quem não faz parte do “movimento”. Mas Diana Lalone, professora da Faculdade de Psicologia da Pontifícia Universidade Católica (PUC), de Campinas, diz que este comportamento não é uma doença do mundo moderno. “É antes de tudo um hábito”, diz ela, ressaltando que vivemos a cultura do consumo. “Todos nós nos sentimos mais felizes em ter algo mais novo e mais moderno”, afirma. O objeto do desejo nem precisa ser o último lançamento tecnológico, mas precisa estar em sintonia com o momento. Por isso, a ecobag, sacola ecologicamente correta assinada pela designer britânica Anya Hindmarch, fez tanto sucesso. Em duas horas, elas esgotaram das prateleiras da Sainsbury’s Store, em Londres. Nos Estados Unidos, a edição limitada da bolsa também durou pouco nas prateleiras. Esta ecobag deu o pontapé inicial na moda das bolsas feitas de algodão orgânico em substituição às sacolas plásticas de supermercado.

NO BRASIL Tumulto na venda do último Harry Potter: quase 400 milhões de livros vendidos da série

OBJETOS DO DESEJO

IPHONE
O aparelho, uma febre mundial, atingiu a marca de 1 milhão de unidades comercializadas 74 dias após ter chegado às lojas nos Estados Unidos

ECOBAG
Ícone fashion, as ecobags foram lançadas no Reino Unido e viraram hit no mundo inteiro. Vendidas a R$ 20 em Londres, foram parar no E-bay por R$ 800. Só em uma loja em Nova York, vendeu 200 unidades em pouco mais de uma hora

XBOX 360
No dia 30 de setembro, quando o Xbox 360 chegou às lojas, foram comercializados 13,4 milhões de consoles em todo o mundo (exceto o Japão). Nos EUA, no primeiro mês, foram vendidos 528 mil Xbox 360, contra 501 mil Wii, da Nitendo, e 119 mil PlayStation 3

Colaborou Carina Rabelo


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