Os banheiros brancos e revestidos de azulejo estão com os dias contados. Pias, boxes, banheiras e sanitários começam a deixar de ser peças padronizadas e passam por uma releitura criativa. É a era da "escultura do bem-estar" no design e na arquitetura, que ousa nas cores, formas e iluminação, sem perder a funcionalidade. A tendência mundial é uma resposta às mudanças na relação que as pessoas estabeleceram com a própria casa, que no decorrer do tempo deixou de ser apenas uma moradia e se tornou um reduto de segurança e paz para o indivíduo. Nesse contexto, o banheiro ganhou status de mini-spa, um ambiente próprio para meditação e relaxamento, onde é possível se desligar do stress do cotidiano.

CRIANÇA Os banheiros infantis seguem a linha happy design, como este chuveiro em forma de urso panda

As novidades para os banheiros foram apresentadas recentemente numa feira de revestimentos, louças e metais em Bolonha, na Itália, meca mundial do design. O mercado internacional aposta nos grafismos em florais, iluminação indireta e colorida, chuveiros com temas diferenciados, painéis com texturas, banheiras com pé e peças de metais que inovam na forma, explorando as curvas e o estilo arredondado. E os produtos ainda carregam a marca do desenvolvimento sustentável, como as pias que economizam água e revestimentos feitos de materiais recicláveis.

A idéia é aliar as novidades na oferta de materiais com os aspectos psicológicos, emocionais e estilo de vida dos usuários. "O conceito do lar mudou ao longo dos anos. Hoje, a casa é mais do que o lugar onde se mora, é um espaço de conforto e contemplação, voltado para o bem-estar dos moradores e para receber os amigos", comenta Ruth Fingerhut, pesquisadora de tendências e conceitos em design. O ramo da construção civil, porém, ainda permanece reticente às novidades no Brasil, em função do preço das peças, geralmente importadas da Itália e da Espanha. "Além disso, falta pesquisa entre muitos profissionais brasileiros, que se acostumaram com produtos e formatos padronizados, sem muita inovação", acrescenta Ruth.

As crianças também são contempladas com peças criativas. Os banheiros infantis seguem a tendência do happy design, que prega alegria dentro de casa. Um dos motivos sugeridos é o chuveiro em forma de urso panda, deques de boxes coloridos e pias em forma de splash. Outra novidade é o chuveiro de cromoterapia, que muda a cor da luz ambiente durante o banho, confirmando as cores e as luzes como as marcas das novas tendências. "A cor não tem um grande valor sem o suporte da luz. Ambas influenciam fundamentalmente o nosso humor", disse à ISTOÉ o designer italiano Paolo Bistacchi, que aposta no bem-estar proporcionado pelas peças cromadas e bem iluminadas.

CUBAS DIFERENTES
É na apresentação das pias que a criatividade dos designers e arquitetos salta aos olhos. A cuba splash (à esq.) diverte na cor e na desconstrução das formas clássicas. É opção também para banheiro infantil. O grafismo, outra forte tendência do momento em banheiros, aparece nas cubas (à dir..). Cores vibrantes e muito contraste dão o toque dos banheiros (ao lado.). As torneiras obedecem às exigências do desenvolvimento sustentável, com economia de água.