A secretária americana de Segurança Interior, Janet Napolitano, pediu à população "vigilância contra as ideologias de ódio", durante a comemoração nesta segunda-feira do 15º aniversário do atentado em Oklahoma City.

No dia 19 de abril de 1995, 168 pessoas morreram na explosão de um caminhão lançado contra um edifício federal dessa localidade do centro dos Estados Unidos. O atentado foi cometido por militantes americanos de extrema direita.
 

OKLAHOMAjpgFPREDIO^2FATENTADO.jpg

Durante uma cerimônia em memória das vítimas, Napolitano insistiu na "necessidade de permanecer vigilantes contra as ideologias de ódio que levaram a esse ataque, com o objetivo de poder identificar os sinais precursores e permanecer unidos para vencê-las".

"Mais que tudo, lembramos que o que nos define como nação, como povo, como comunidades, não são nossos sofrimentos, mas sim o que fizemos para superá-los", acrescentou.

Bill Clinton, que era presidente na época do atentado, avisou na sexta-feira que o atual clima político nos Estados Unidos, especialmente tenso, se parece muito com o que reinava pouco antes de abril de 1995. 

Assine nossa newsletter:

Inscreva-se nas nossas newsletters e receba as principais notícias do dia em seu e-mail

 


Siga a IstoÉ no Google News e receba alertas sobre as principais notícias