000T_TRPar3181824.jpg

Quase 17.000 voos previstos para esta sexta-feira no espaço aéreo europeu serão cancelados em consequência da nuvem de cinzas desprendida por um vulcão na Islândia, ou seja, mais da metade dos 28.000 programados em um dia normal, anunciou o organismo europeu Eurocontrol.

O Eurocontrol, responsável pela segurança aérea no continente, acredita que apenas 11.000 voos serão efetuados durante a sexta-feira. A respeito das viagens transatlânticas, dos 300 voos previstos da América do Norte para a Europa nesta sexta-feira, estão garantidos apenas entre 100 e 120.

A nuvem de cinzas vulcânicas procedente da Islândia continuará prejudicando o espaço aéreo europeu pelo menos pelas próximas 24 horas, afirma um comunicado do Eurocontrol. "As previsões mostram que a nuvem continua se deslocando para o leste este e sudeste da Europa", afirma o texto.

O espaço aéreo permanece fechado na Irlanda, Grã-Bretanha, Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega, Finlândia e Estônia, assim como em alguns aeroportos franceses, alemães e poloneses.

A Comissão Europeia recomendou nesta sexta-feira que os passageiros reclamem o reembolso dos bilhetes de avião cujos voos foram afetados pelo caos aéreo, pedindo que façam valer seus direitos.

000T_TRDV694715.jpg

"Os europeus são os que gozam de mais direitos no mundo. Devem reivindicá-los, inclusive em circunstâncias excepcionais como esta", afirmou um porta-voz do executivo comunitário.

Bruxelas recomenda a reclamar a reposição das passagens ou exigir uma solução alternativa às companhias aéreas, principalmente se estas forem europeias, já que estão sujeitas às normas comunitárias que as obrigam a isso.

No caso dos passageiros que estiverem bloqueados nos Estados Unidos e que escolheram uma companhia americana para viajar para a Europa, o reembolso está praticamente descartado.

"Não que a companhia americana não deva oferecer nada, mas a legislação desse país não a obriga a nada", explicou a porta-voz.

A Comissão Europeia dispõe de um número informativo gratuito para os consumidores europeus: 00 800 67 89 10.