Cultura

A Rede TV! de cara nova

A emissora paulista muda-se para um espaço cinco vezes maior, investe alto em tecnologia e, para 2010, aposta na dramaturgia, nos reality shows e no humor.

A Rede TV! de cara nova

img5.jpg

Há dez anos no ar, a emissora Rede TV! está se instalando em sua nova residência " o Centro de Tecnologia Digital, uma área de 60 mil metros quadrados localizada na capital paulista e que conta com oito novíssimos estúdios. Eles serão inaugurados na sextafeira 13, mudando definitivamente o perfil da empresa, que antes funcionava num espaço cinco vezes menor (12 mil metros quadrados), em Alphaville, na região metropolitana de São Paulo. O novo empreendimento da Rede TV!, avaliado em US$ 50 milhões, é apenas a coroação de uma acelerada trajetória de crescimento que foi sempre amparada no binômio tecnologia e entretenimento. Se fitas de vídeo e papel são artigos jurássicos na emissora desde 2004, quando ela foi totalmente digitalizada, programas com apresentadores formais e sisudos em cena também não cabem na grade de atrações. Irreverência é a palavra. Mas irreverência com responsabilidade. "Ser pop sem ser vulgar?, essa é a tônica da emissora, segundo Mônica Pimentel, a superintendente artística da Rede TV! e responsável pelos novos quadros que estão por vir. Ela tem a primordial função de não deixar o ritmo de inovações esmorecer." Todos são obrigados a melhorar, a pensar, a criar, pois o telespectador se torna exigente, quer ser respeitado e zapeia para quem tem mais a oferecer?, diz ela.

img6.jpg
criatividade Mônica Pimentel, responsável pelos novos quadros

É isso que ficou demonstrado na própria história do canal, que ganhou popularidade e ocupou um filão do qual o público andava carente quando surgiu aos domingos com a debochada trupe do "Pânico na TV". Sucesso instantâneo que contribuiu para projetar ainda mais a emissora e lançá-la na briga com as suas concorrentes na programação dominical. No horário da manhã, o programa de variedades "Manhã Maior", vem batendo o "Dia a Dia", da Band. Entre as novidades, as duas musas do canal terão seus programas valorizados: o “SuperPop”, apresentado por Luciana Gimenez, irá para um estúdio maior, de 500 metros quadrados, e ganhará novos quadros. A outra valorização será a nova temporada do “Dr. Hollywood”, com Daniela Albuquerque, que é atualmente umdos maiores índices de audiência da RedeTV!. Já o “Pânico”, que estava acostumado às modestas dimensões de seu estúdio, preparase para assumir uma sala bem mais espaçosa, pelo menos três vezes maior que a original. Por enquanto, todas as equipes estão trabalhando em locais provisórios, aguardando a finalização dos estúdios definitivos e se adaptando ao grande incremento tecnológico feito nos últimos anos.

img1.jpg
estrela Luciana Gimenez nos estúdios do “SuperPop”

Toda essa mudança cultural vinha sendo amadurecida pelo presidente da emissora, o engenheiro Amilcare Dallevo, e pelo vice-presidente, Marcelo Carvalho, que são sócios em uma empresa de tecnologia. Foi gasto um total de US$ 40 milhões na construção do centro operacional da tevê e na digitalização de todo o seu acervo, incluindo a criação de uma emissora onde a integralidade de seu conteúdo já está em Alta Definição (High Definition).

img4.jpg
antenado Ambrosio dará novo ritmo ao jornalismo

A mudança representou um desafio aos próprios funcionários, que precisaram se adaptar a ela. Entre as novidades prometidas pela tevê estão dois reality shows. Um deles é uma produção brasileira de tônica policial e o outro, uma versão de “Dragons’Den”, que aqui se chamará “No Tanque dos Tubarões”. A maior novidade, entretanto, prometida pela emissora é a aposta na dramaturgia – até então a Rede TV! não se propunha a entrar no departamento das novelas.
“É o momento certo. Com as novas instalações, esse antigo desejo poderá se tornar realidade”, diz Mônica.

img_supla_panico.jpg

Irmãos Suplicy, Pânico e Zina

Os integrantes do “Pânico na TV”, Emílio Surita, Marcos Chiesa (Bola), Rodrigo Scarpa (Vesgo), Sabrina Sato e Wellington Muniz (Ceará), e os comandantes de “Brothers” saem valorizados na nova grade da emissora. Os irmãos Supla e João Suplicy, dupla que comanda esse show, ganharam meia hora a mais na programação e espaço para as atrações que levam ao palco. O programa conta com personagens como a já popular Mulher-Coração, além de esportes radicais e esquetes musicais. Tem de tudo um pouco, e uma leve inspiração no formato criado por Chacrinha.
Já o Pânico e sua equipe terão quadros novos e um palco três vezes maior que o estúdio apertadinho onde costumavam gravar em Alphaville. A prisão de Zina, dono do bordão “Ronaaaaaldo”, por porte de drogas, não o tirou do ar. Ao contrário, a edição do domingo 1o contou parte de sua vida e suas dificuldades.
Obteve picos de audiência entre oito e nove da noite.