000T_TRDV694280.jpg

Uma enorme nuvem de cinzas procedente de vulcão na geleira de Eyjafjallajokull, no sul da Islândia, fez com um grande número de aviões ficassem em terra no norte da Europa, provocando principalmente o fechamento dos espaços aéreos britânico, norueguês e dinamarquês. As perturbações causadas se estendiam a quase todo o norte da Europa: Bélgica, Holanda, Dinamarca, Suécia, Noruega e Irlanda. O norte da Finlândia também foi afetado.

As perturbações no céu europeu "podem durar dois dias", mas "isso dependerá da forma que evoluirá a coluna de cinzas vulcânicas vindas da Islândia, considerou nesta quinta-feira a porta-voz do Eurocontrol, organismo europeu encarregado da segurança aérea.

000T_TRDV694247.jpg

Os dois grandes aeroportos parisienses de Roissy e Orly serão fechados a partir das 18H00 desta quinta-feira, devido a nuvem de cinzas expelidas por uma erupção vulcânica na Islândia; os aeroportos do norte do país já deixaram de operar.

Segundo o Departamento Geral da Aviação Civil (DGCA), a medida será tomada "por motivos de segurança".

No total, são 24 os terminais aéreos que fecharão na França devido às cinzas procedentes do vulcão da geleira Eyjafjallajokull, no sul da Islândia.

Gigantescas colunas de fumaça estão sendo expelidas do vulcão e a erupção poderá prolongar-se por semanas, e até meses, segundo um cientista islandês.

Além do risco da falta de visibilidade, as cinzas podem causar danos aos reatores dos aviões.

Reino Unido – A companhia aérea britânica British Airways anunciou nesta quinta-feira que vai cancelar todos os voos até a manhã de sexta-feira por causa da nuvem de cinzas causadas pela erupção vulcânica na Islândia, que provocou o fechamento do espaço aéreo britânico.

Todos os voos foram suspensos nesta quinta-feira a partir das 11H00 GMT (8H00 de Brasília) nos aeroportos de Londres, incluindo Heathrow, o principal do mundo para o tráfego internacional.

"Todos os voos com pouso e decolagem previstos para Heathrow e Stansted (norte de Londres) serão suspensos a partir do meio-dia (8H00 de Brasília), mas os terminais permanecerão abertos", declarou à AFP uma porta-voz de BBA, empresa que administra os principais aeroportos da Grã-Bretanha.

Um porta-voz do terceiro aeroporto londrino, Gatwick, na zona sul da capital, informou que a suspensão também afeta a localidade.

"O aeroporto de Gatwick está sujeito a uma suspensão do conjunto de todos os voos que deveriam decolar ou pousar a partir de meio-dia", afirmou.

Os voos no norte da Escócia também foram suspensos devido ao risco de má visibilidade provocado pelas cinzas.

Noruega – A Noruega também suspendeu todo o tráfego aéreo com origem ou destino a Oslo a partir das 10H00 locais (5H00 de Brasília). Todo o espaço aéreo norueguês está fechado.