Nem a honestidade de uma grande amiga sobre o modo que você se veste é tão certeira quanto as dicas sobre “o que não usar” das jornalistas de moda Trinny Woodall e Suzannah Constantine, autoras do livro Esquadrão da moda – saiba o que usar para valorizar o seu tipo (Editora Globo, 144 págs, R$ 38). Versão impressa e divertida do programa homônimo transmitido pelo canal a cabo People and Arts, a obra acaba de ser lançada na Bienal do livro carioca e promete ser um sucesso de vendas. Publicado em 2002, na Inglaterra, o original, What not to wear, teve 300 mil cópias vendidas só no Reino Unido, e já foi publicado em outros dez países.

O segredo do sucesso, não apenas do livro, mas do programa de tevê, está na cara-de-pau das apresentadoras-autoras. Inglesas de meia-idade, Trinny e Suzannah transformam patinhos feios em cisnes. Ensinam, a pedido de familiares dos espectadores, como eles devem se vestir e o que jamais devem usar.

No livro, com tiragem inicial de cinco mil exemplares (no Brasil), Trinny e Suzannah fazem algo parecido, mas são suas próprias vítimas. Em vez de mostrarem nos telespectadores que, por exemplo, saias evasês são melhores para esconder os culotes, fazem isso uma com a outra. Tendo Suzannah, que é mais cheinha, como modelo, Trinny ensina aos leitores quais são as melhores e piores peças para ser usadas com seios grandes, braços gordos, barriga flácida e outras formas arredondadas. Suzannah, por sua vez, explica a partir das formas de Trinny como disfarçar seios pequenos, culotes grandes e pernas curtas. Manual perfeito para tirar a teima na hora de sair de casa.