CD e DVD que ficam por conta do livre arbítrio e do bom gosto de cada brasileiro nessa época em que nos é imposto o horário eleitoral obrigatório: Tributo a Bezerra da Silva – sambista do Morro do Galo, no Rio de Janeiro, falecido em 2005, aos 77 anos.

Foi um dos maiores intérpretes que o Brasil já teve, destratado pela elite branca porque emprestou a sua voz para denunciar a carência de defesa social do pobre e do negro. O DVD registra um de seus mais contundentes princípios: o de que, atualmente, malandro é o criminoso de colarinho-branco que sempre se livra da polícia e da Justiça, enquanto o pobre é o Mané que acaba preso. Não é obrigatório ver nem ouvir Bezerra da Silva: os Manés são mais democráticos, não impõem audiência a ninguém. Mas que Tributo a Bezerra da Silva é um bom programa, isso é.

EU NÃO SOU SANTO
Obra-prima do sambista. O malandro e o trabalhador são enaltecidos, ambos vistos como injustiçados

VIOLÊNCIA GERA VIOLÊNCIA
Manda um recado direto aos políticos com a música Candidato caô cão

ALÔ MALANDRAGEM, MALOCA O FLAGRANTE
Vendeu 400 mil cópias em poucas semanas

É ESSE AÍ QUE É O HOMEM
O sambista compra a briga da malandragem contra a polícia. Símbolo disso é a música Defunto cagüete

PRODUTO DO MORRO
Mostrava um Bezerra da Silva irreverente, mas ainda não politizado. A faixa de sucesso era Minha sogra parece sapatão

DVD
Cazuza, 50 anos

Acaba de chegar às lojas uma caixa com os seis álbuns da carreira solo do cantor e compositor Cazuza – entre eles Exagerado (1985), Ideologia (1988) e Burguesia (1989). Traz também um DVD com o especial Pra Sempre Cazuza, produzido pela Rede Globo, que tem shows marcantes, como o que ele fez no Circo Voador, em 1985, e entrevistas dadas em diversas fases de sua vida. O lançamento é uma homenagem a Cazuza, que completaria 50 anos em março de 2008.

DANÇA
O "feitiço" de Márquez

O bailarino espanhol Antonio Márquez, 45 anos, apresentará em 11 cidades brasileiras a sua coreografia Antonio – El embrujo de la danza (O feitiço da dança). A companhia existe há 13 anos, conta com 14 bailarinos e é hoje uma referência do novo flamenco, que combina a tradição da dança espanhola com ritmos e movimentos contemporâneos. As apresentações acontecem em São Paulo, no Teatro Municipal, nos dias 22 e 23. A companhia também irá a Maceió (26), ao Recife (27) e Rio de Janeiro (29 e 30). (5 anos)

LIVROS
Poesia durante a guerra

É lançada pela primeira vez no Brasil uma coletânea de textos da escritora russa Marina Tsvétaieva (1892-1947).

O livro Vivendo sob o fogo (Editora Martins, 763 págs., R$ 79) reúne cartas (algumas trocadas com o escritor Andre Gide), diários e poemas que revelam a trajetória dessa mulher que escreveu boa parte de sua obra sob o impacto das duas guerras mundiais e suicidou-se em 1941, após a prisão de seu marido pela polícia stalinista. O poeta Rainer Maria Rilke lhe dedicou uma elegia. Tradução de Aurora Fornoni Bernardini.

FESTIVAL
Digitalism no Skolbeats

A badalada dupla alemã Digitalism poderá ser vista pelos brasileiros durante a nona edição do festival de música eletrônica Skolbeats, que acontece na sexta-feira 27, no Anhembi, em São Paulo. Este ano as atrações do evento foram escolhidas pelo público em votações realizadas nos últimos dois meses. Os grupos internacionais que participarão do Skolbeats são os franceses Justice e Agoria, o trio australiano Pendulum, o holandês Armin Van Buuren, o dinamarquês Sebastian Ingrosso. O Brasil está representado no festival por Killer on the Dance Floor, Montage e o DJ Marky. (18 anos)