Edição nº2595 19/09 Ver edições anteriores

Ricardo Boechat

com Ronaldo Herdy

Segurança Pública

Como ficou

Já tem número a fase dois da Campanha pelo Desarmamento. Foram 655.791 armas devolvidas, em processo de entrega, apreendidas ou registradas em 2008. A maioria dos portadores de armas (400 mil) usou a internet para comunicar as autoridades o desejo de não ter mais trabuco ilegal em mãos.

i89721.jpg

Automóveis 1

Mão amiga

Um pacote de ajuda ao mercado de carros de segunda mão será a próxima providência do governo para esquentar a economia. Em mais de 90% dos casos, o comprador de um modelo zero só fecha negócio se passar adiante o antigo. As medidas vão reduzir as taxas de financiamento, que são mais altas para os usados.

Automóveis 2

Milagre

Diante dos resultados dos primeiros 20 dias de janeiro – 10% superiores aos do mesmo período de dezembro -, a indústria automobilística começa a acreditar que poderá fechar o mês com 200 mil unidades vendidas. Um verdadeiro milagre, frente às expectativas iniciais. Detalhe: em janeiro de 2008, considerado memorável, as vendas totalizaram 214 mil.

i89722.jpg

Anistia

Clima de festa

O Ministério da Justiça vai aproveitar o próximo Fórum Social Mundial, que começa na terça-feira 27, em Belém, para anunciar a primeira leva de indenizações concedidas a paraenses vítimas da ditadura militar. A lista tem oito beneficiados.

TeleFonia

Ponto final

Segundo executivos da Itália Telecom, que bancará o negócio, a TIM anunciará na primeira quinzena de fevereiro a compra da Intelig. As negociações com o empresário Nelson Tanure, atual controlador da empresa, chegaram a bom termo.

 

CINEMA

Mordida braba

Cineasta há 40 anos, Silvio Tendler está em apuros. A Receita Federal autuou sua Caliban Produções em R$ 1 milhão. Considerou receitas recursos repassados via Ancine e MinC para produção dos filmes Encontro com Milton Santos e Barbárie e utopia. "Verbas incentivadas, sujeitas à auditoria dos gastos, não são receitas", defende-se. Com isso, acha que sua produtora e a de outros cineastas quebrarão logo.

i89723.jpg

2014

Olhar final

Começa no próximo dia 30, por São Paulo, a última visita de inspeção da Fifa às cidades interessadas em sediar jogos da Copa do Mundo de 2014. A delegação vinda direto de Zurique percorrerá 16 capitais e, em março, anunciará as 12 escolhidas. Na CBF, as especulações já incluem como certas, na lista de cortes, Goiânia e Rio Branco.

i89724.jpg

Tabaco

Na boca

A Souza Cruz começou neste mês a testar em algumas cidades brasileiras cigarro com filtro de carvão ativado, no lugar do feito à base de acetato de celulose. Esta última matéria-prima está em alta no mercado porque os chineses passaram a utilizá-la nos cigarros que fabricam – quase todos sem filtro até agora. Aqui, o teste de gosto é feito com o Free.

i89725.jpg

Medicina

Solidariedade

Cresceu em torno de 10% o número de transplantes no País no ano passado. Os dados que serão divulgados oficialmente no dia 30 estão em fase final de contabilização, mas a Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos já festeja as cerca de sete mil cirurgias realizadas. Santa Catarina aparecerá em primeiro lugar no ranking nacional. O Estado registra 16 doadores por milhão de habitantes, número equivalente ao da maioria dos países europeus.

Futebol

Bola murcha

Único na América Latina, acaba de ser extinto o Núcleo de Sociologia do Futebol da UERJ, no Rio de Janeiro. Os estudos sobre o esporte mais popular do País cessaram devido à aposentadoria do único professor da disciplina na universidade. "Há um certo preconceito da academia em relação a esse tema, que ajuda a entender melhor o que é o Brasil", lamenta o sociólogo Maurício Murad.

Seguros

Outra fatia

O Banco do Brasil está tentando ampliar sua sociedade com a SulAmérica. O plano é comprar parte da empresa do grupo que faz regulação de sinistro e assistência 24h para autos. Para quem acha que é café pequeno, o faturamento da seguradora nesse segmento supera R$ 200 milhões anuais.

Cruzeiros

Mar de paixões

Diante da descoberta de que foi um tipo de meningite que causou a morte de Diego Mendes de Oliveira, no sábado 17, a Secretaria de Saúde de São Paulo disponibilizou um telefone para orientar quem teve contato com ele no transatlântico Soberano, a bordo do qual adoeceu. O serviço registrou a ligação de dez mulheres que disseram ter mantido relações sexuais com o empresário durante o cruzeiro de apenas sete dias.

Diplomacia

Uma no cravo…

Nesta terça-feira, 27, Lula participará, em São Paulo, da cerimônia alusiva ao Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto. O convite foi da Congregação Israelita Paulista. Com sua presença, o presidente tentará afagar a comunidade judaica, que ainda não digeriu as críticas do governo e do PT à ofensiva israelense na Faixa de Gaza, que resultou em cerca de 1.200 mortes.

Carnaval

Sambou bonito

Fato inédito no Carnaval: a Associação Brasileira das Agências de Viagens devolveu na última quintafeira 22, dois mil ingressos para o desfile das escolas de samba do Rio. Por falta de turistas interessados, a cota destinada à entidade não encontrou compradores. 

i89726.jpg


Mais posts

Ver mais

Copyright © 2019 - Editora Três
Todos os direitos reservados.

Nota de esclarecimento A Três Comércio de Publicaçõs Ltda. (EDITORA TRÊS) vem informar aos seus consumidores que não realiza cobranças por telefone e que também não oferece cancelamento do contrato de assinatura de revistas mediante o pagamento de qualquer valor. Tampouco autoriza terceiros a fazê-lo. A Editora Três é vítima e não se responsabiliza por tais mensagens e cobranças, informando aos seus clientes que todas as medidas cabíveis foram tomadas, inclusive criminais, para apuração das responsabilidades.