Saúde da mulher

6 maneiras de se livrar da pele descascando

Tudo começa por parar de tomar banhos quentes! Confira um guia que vai te ajudar a se livrar de uma vez por todas da pele descascando

Crédito: Unsplash

Ninguém gosta de olhar no espelho e ver a pele descascando. Às vezes, você pode prever quando está prestes a acontecer. Clima frio, nova rotina de produtos ou uma pele excessivamente seca costumam ser os principais culpados. Contudo, outras vezes não há nenhuma razão por trás do ressecamento. Afinal, é normal uma pessoa perder, em média, mais de cem quilos de pele durante a vida – mesmo que pareça um pouco grosseiro.

Sonia Batra, dermatologista e co-apresentadora do programa de TV The Doctors (EUA), compartilha a seguir o melhor plano de ataque para a próxima vez que você estiver se sentindo esquisita. Confira as seis coisas que ajudarão a se livrar da pele descascando.

Leia mais

Câncer de pele: como se proteger do sol de acordo com seu tipo de pele
Condição rara faz mulher chorar sangue e perder pele da boca

1. Esfoliar semanalmente

Além de proporcionar uma pele mais brilhante, a esfoliação regular também combate a pele morta de uma maneira importante. “Esfoliantes naturais podem ajudar a livrar a pele das células mortas, que podem causar descascamento”, diz Batra. “Esfoliantes químicos, por sua vez, ajudam a promover o turnover celular e diminuir o peeling.”

Vale ressaltar, contudo, que o ideal é esfoliar apenas uma a duas vezes por semana. Lembre-se que exagerar pode aumentar a irritação. Além disso, nunca puxe as peles com a mão ou com uma pinça. Isso pode causar rachaduras na pele que se transformar em portais para infecção.

2. Não se esqueça de hidratar

Depois de esfoliar, parta para a hidratação. “Depois de remover a camada superior de células mortas da pele, aplique hidratante para criar uma barreira entre a pele recém-exposta e os elementos externos”, explica Batra.

Ela recomenda o uso de um produto com ceramidas – gorduras que ajudam a pele a formar uma barreira protetora entre os irritantes e ajudam a reter a umidade. “Óleo de coco também é uma boa opção para tratar a pele escamosa”, acrescenta ela. “As propriedades emolientes do óleo de coco ajudam a preencher os espaços entre as células da pele, criando uma superfície lisa.

3. Confirme que não é um problema maior

Se você usou esfoliante e hidratante, mas nada parece funcionar, marque uma consulta com um dermatologista o mais rápido possível. As descamações típicas causadas pela desidratação desaparecem um dia ou dois após o uso do hidratante, mas se você estiver lidando com um problema diferente, remédios caseiros podem irritar ainda mais a pele. “Condições crônicas da pele, como eczema e psoríase, podem descascar a pele.
Portanto, verifique com um médico para determinar se a pele escamosa pode ser tratada com medicação”, indica Batra. Depois de ter o diagnóstico profissional adequado, um tratamento específico para a doença deve limpar a pele em algumas semanas.

4. Mude sua rotina de banho

Quando o tempo está insuportavelmente frio, é tentador tomar um longo banho quente para ajudá-la a esquecer o clima do lado de fora. Infelizmente, isso torna o peeling pior. “Isso faz com que a pele seque e fique escamosa”, explica Batra. Em vez disso, tome banho um banho curto e use água morna ao invés de muito quente.

5. Invista em um umidificador

Os umidificadores não são apenas para meses secos de inverno. Eles são, na verdade, uma arma secreta que você pode usar durante todo o ano para combater o descascamento. Semelhante a aquecedores, ar condicionado também esgota o ar de umidade. Então, Batra recomenda o uso de um umidificador sempre que você estiver se sentindo um pouco seca como medida preventiva.

6. Mude para produtos livres de fragrância e corantes

Segundo Batra, aromas e cores adicionados aos produtos, como produtos de limpeza e hidratantes ou até mesmo detergentes para a roupa, podem irritar a pele. “Usar cosméticos suaves e hipoalergênicos pode diminuir a inflamação e a descamação”, diz ela.

Veja também

+ Grave acidente do “Cake Boss” é tema de reportagem especial

+ Pudim japonês não tem leite condensado; aprenda a fazer

+ Conheça o phloeodes diabolicus "o besouro indestrutível"

+ Descoberta oficina de cobre de 6.500 anos no deserto em Israel

+ Teve o auxílio emergencial negado? Siga 3 passos para contestar no Dataprev

+ Caixa substitui pausa no financiamento imobiliário por desconto de até 50% na parcela

+ Cirurgia íntima: quanto custa e como funciona

+ Arrotar muito pode ser algum problema de saúde?

+ Tubarão é capturado no MA com restos de jovens desaparecidos no estômago

+ O processo de formação como obra

+ Arte e algoritmo: Uma genealogia

+ Radicalmente vivo